• Carregando...

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou hoje que houve uma retração de 3,4% na carga de energia (soma das perdas e consumo de eletricidade) do país em junho deste ano ante igual mês do ano passado, para 49,42 mil megawatts (MW) médios. No acumulado de 2009 até o mês passado, a queda verificada foi de 1,3%, na comparação com os seis primeiros meses de 2008. Nos últimos 12 meses até junho, o operador registra uma ligeira alta de 0,8% na carga do Sistema Interligado Nacional (SIN). Os dados divulgados nesta sexta-feira (3) são preliminares.

De acordo com o ONS, a recuperação da atividade industrial, corroborada pela pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre a retomada da normalidade dos estoques, "ainda não pôde ser observado no total da carga de energia". Para o operador, contribui para o desempenho da carga em junho a "ocorrência de baixas temperaturas, típicas de inverno e diferentes das registradas no mesmo período dos últimos dois anos, afetando o consumo das classes residencial e comercial, cuja participação é de cerca de 40% do consumo total do SIN".

Entre as regiões, a carga de energia no Sudeste recuou 5,2% em junho de 2009 ante junho de 2008, para 30,16 mil MW médios. No Sul, a queda foi de 1,5%, para 8,4 mil MW médios, na mesma base de comparação. No Nordeste, a carga ficou praticamente estável, com pequena alta de 0,2%, para 7,17 mil MW médios. No Norte, ONS também registrou um ligeiro aumento, de 0,4%, para 3,67 mil MW médios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]