Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tributos

Carnês do IPTU começam a ser distribuídos em Curitiba

Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 7%

O começo de ano é, para muitas pessoas, hora de calcular as dívidas. Além das despesas com festas, presentes e viagens, há também gastos com material escolar e impostos. Os curitibanos começaram a receber os carnês para o pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) nesta segunda-feira (5). O tributo terá um reajuste de 6,39% em relação ao ano anterior.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é outro com vencimento no início do ano. Para não estourar o orçamento, muitas famílias começaram a se planejar em 2008. A zeladora, Hilda Vendrame, em entrevista ao telejornal ParanáTV 1ª edição, contou que pretende usar o décimo terceiro para liquidar algumas dívidas e parcelar o restante.

O economista, Rui São Pedro, também em entrevista ao telejornal, disse que o ideal é o planejamento antecipado para o pagamento com desconto. Já a solução para aqueles que não podem pagar os impostos nem de forma parcelada é recorrer a um financiamento. Ele lembra que não quitar estes tributos no prazo vai resultar no pagamento de multa e juros.

Prazos e descontos

A prefeitura de Curitiba informa que os contribuintes poderão escolher entre o pagamento à vista do IPTU ou o parcelamento em dez vezes. Quem pagar à vista terá desconto de 7%. Os talões do IPTU-2009 serão entregues no endereço do contribuinte cadastrado na prefeitura e trazem também o valor correspondente à taxa de coleta do lixo.

O valor máximo para os imóveis residenciais e de uso misto é R$ 167. Os imóveis não-residenciais contribuirão com até R$ 286. Quem não receber o carnê poderá obter uma segunda via no prédio central da prefeitura, nas Ruas da Cidadania ou imprimir pela internet, no link Tributos Municipais, no site www.curitiba.pr.gov.br.

IPVA

O IPVA tem desconto de 5% para pagamento antecipado até fevereiro em parcela única. O imposto também poderá ser pago em cinco parcelas iguais a partir de março, mas sem desconto.

A assessoria de imprensa do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) informou que os boletos para pagamento serão entregues no domicílio do contribuinte. O talão também pode ser impresso diretamente do site do DETRAN.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.