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Carro brasileiro é caro, diz presidente da Renault-Nissan

Ghosn: carga tributária e insumos caros jogam para cima custo do automóvel | Rodolfo Bührer/La Imagem/Divulgação
Ghosn: carga tributária e insumos caros jogam para cima custo do automóvel (Foto: Rodolfo Bührer/La Imagem/Divulgação)

Foz do Iguaçu - O presidente mundial do grupo Renault-Nissan, Carlos Ghosn, que participou ontem do lançamento do Renault Duster, em Foz do Iguaçu, culpou a alta carga tributária e o custo de algumas matérias primas pelo alto preço que o consumidor brasileiro paga pelos carros. "O aço brasileiro, por exemplo, é o mais caro do mundo, embora o Brasil seja um dos países que mais exporta o minério de ferro", lembrou.

Conforme o executivo, os preços dos automóveis no Brasil embutem entre 40% e 48% de impostos. Eles são os verdadeiros culpados pelos altos preços, alegou Ghosn, dizendo ainda que a lucratividade praticada aqui pelo grupo que comanda é a mesma de todos os países onde a Renault está presente. Um exemplo disso, segundo ele, é que o mesmo Duster que aqui vai custar mais de R$ 50 mil será vendido na Argentina por US$ 22 mil (R$ 41 mil, pelo câmbio de ontem).

Sobre o recente aumento do IPI, o executivo procurou não criticar a medida, uma vez que a Renault não chegou a ser afetada. Para ele, a decisão do governo vai acabar acelerando os investimentos das montadoras no Brasil, que hoje é um dos quatro maiores mercados do mundo. "São as regras do jogo", finalizou.

Mercado

O presidente da Renault no Brasil, Jean-Michel Jalinier, assegurou que o Duster – primeiro utilitário esportivo da Renault – já se encontra na rede de concessionárias, com cerca de 3 mil unidades, das quais mais de 1,5 mil já estão reservadas por clientes através da pré-venda.

O Duster é oferecido em seis versões de acabamento, com dois diferentes motores (1.6 16V Hi-Flex e 2.0 16V Hi-Flex) e duas opções de tração (4x2 ou 4x4). O modelo de entrada, com motor 1.6 (4x2) e câmbio manual, é vendido por pelo menos R$ 50,9 mil. O top de linha, o Dynamique, com motorização 2.0 e tração integral (4x4), sai por R$ 64,6 mil.

Todas as versões de acabamento do Duster oferecem de série itens como direção hidráulica, ar condicionado e vidros e travas elétricas. A Renault espera vender cerca de 2,5 mil unidades por mês do carro no Brasil, sendo cerca de 10% do modelo top 4x4.

O repórter viajou a convite da Renault.

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