Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comportamento

Cartão de crédito é o meio de pagamento "número um" das mulheres

Maioria dos cartões do país tem mulher com titular, segundo pesquisa. Elas já usam mais esta opção de pagamento do que dinheiro vivo

As mulheres já representam a maioria dos titulares dos 81 milhões de cartões de crédito em circulação no país. Segundo um estudo feito pela Itaucard, 50,2% do total de cartões estão nas mãos de mulheres. Só este ano, como titulares, elas deverão consumir R$ 86,4 bilhões com a forma de pagamento.

"Isso mostra um aumento na capacidade de consumo das mulheres e da sua participação no mercado de trabalho do país", diz Fernando Chacon, diretor de marketing de cartões do Itaú. "Elas estão conquistando cada vez mais seu espaço na economia. É uma notícia muito positiva", avalia.

As maiores taxas de aumento, segundo Chacon, foram detectadas entre as mulheres jovens, entre 18 e 34 anos. Entre as usuárias, 39% afirmam utilizar o cartão de crédito como principal meio de pagamento, superando inclusive o dinheiro em espécie.Também cresceu o número de mulheres casadas titulares de cartões, o que demonstra que muitas delas são chefes de família. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje cerca de 30% das mulheres são chefes de família. Entre as portadoras de cartão, essa porcentagem sobe para 40%. Gastos menores

Apesar do maior número de cartões, no entanto, as mulheres continuam gastando menos que os homens: hoje, 45% do faturamento da indústria de cartões de crédito – que chegou a R$ 15,5 bilhões em maio, crescimento de 18,4% em relação a 2006 – vêm de compras feitas por mulheres.

"Isso acontece porque as mulheres ainda têm renda menor do que os homens", diz o executivo. Enquanto as mulheres concentram os gastos em compras para o provimento da casa, os homens têm mais gastos supérfluos, aponta.

De acordo com a pesquisa, o segmento que concentra a maior parte dos gastos com cartões de crédito é o de supermercados, para ambos os sexos. A partir daí, as compras se diferenciam: enquanto mulheres consomem mais com vestuário, compras por telefone, cosméticos e drogarias, homens gastam com restaurantes, companhias aéreas, turismo, postos de gasolina e acessórios para veículos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.