As mulheres já representam a maioria dos titulares dos 81 milhões de cartões de crédito em circulação no país. Segundo um estudo feito pela Itaucard, 50,2% do total de cartões estão nas mãos de mulheres. Só este ano, como titulares, elas deverão consumir R$ 86,4 bilhões com a forma de pagamento.
"Isso mostra um aumento na capacidade de consumo das mulheres e da sua participação no mercado de trabalho do país", diz Fernando Chacon, diretor de marketing de cartões do Itaú. "Elas estão conquistando cada vez mais seu espaço na economia. É uma notícia muito positiva", avalia.
As maiores taxas de aumento, segundo Chacon, foram detectadas entre as mulheres jovens, entre 18 e 34 anos. Entre as usuárias, 39% afirmam utilizar o cartão de crédito como principal meio de pagamento, superando inclusive o dinheiro em espécie.Também cresceu o número de mulheres casadas titulares de cartões, o que demonstra que muitas delas são chefes de família. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje cerca de 30% das mulheres são chefes de família. Entre as portadoras de cartão, essa porcentagem sobe para 40%. Gastos menores
Apesar do maior número de cartões, no entanto, as mulheres continuam gastando menos que os homens: hoje, 45% do faturamento da indústria de cartões de crédito que chegou a R$ 15,5 bilhões em maio, crescimento de 18,4% em relação a 2006 vêm de compras feitas por mulheres.
"Isso acontece porque as mulheres ainda têm renda menor do que os homens", diz o executivo. Enquanto as mulheres concentram os gastos em compras para o provimento da casa, os homens têm mais gastos supérfluos, aponta.
De acordo com a pesquisa, o segmento que concentra a maior parte dos gastos com cartões de crédito é o de supermercados, para ambos os sexos. A partir daí, as compras se diferenciam: enquanto mulheres consomem mais com vestuário, compras por telefone, cosméticos e drogarias, homens gastam com restaurantes, companhias aéreas, turismo, postos de gasolina e acessórios para veículos.
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