Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
INTERNET

Caso inédito de ciberataque causou queda de energia na Ucrânia

Hackers utilizam um documento do Excel infectado para afetar fornecimento de energia

Um ataque virtual à rede elétrica ucraniana causou uma grande queda de energia no oeste da Ucrânia no final de dezembro, disse nesta terça-feira (5) à AFP a empresa de segurança de TI ESET e várias fontes locais. “Foi um caso inédito no mundo”, afirmaram as equipes da ESET na França.

“O vírus foi implantado graças a uma importante campanha de ‘phishing’ (tentativa de adquirir dados privados pela internet por meio de armadilhas e mensagens falsas) contendo um documento Excel infectado”, explicou a ESET, que detectou o ataque enquanto suas equipes monitoravam o vírus há vários meses.

Em 23 de dezembro, uma grande parte da região de Ivano-Frankivsk, no oeste da Ucrânia, ficou submersa no escuro durante várias horas, segundo a companhia de energia elétrica local Prikarpattiaoblenergo.

A pane foi causada pela “intervenção de pessoas não autorizadas (...) no sistema de comando à distância” e os técnicos conseguiram então restabelecer a corrente “manualmente”, afirmou a ESET.

Pouco depois, os Serviços Especiais Ucranianos (SBU) contabilizaram a descoberta de “programas maldosos nas redes de diversas empresas de eletricidade regionais”, segundo um comunicado.

Sabotagem

“Um vírus, que nunca tínhamos visto antes, foi detectado (...) Este vírus causou estragos. O funcionamento automático parou de acontecer, os computadores apagaram”, confirmou nesta terça-feira à AFP uma fonte ucraniana encarregada do caso.

“Ainda estamos trabalhando para esclarecer o caso. No momento, ainda não podemos dizer quem causou e qual foi o objetivo”, explicou à AFP Maria Rymar, representante do SBU na região de Ivano-Frankivsk.

Segundo os pesquisadores do ESET, os invasores usaram um programa chamado “BlackEnergy” a fim de introduzir um aplicativo maldoso, KillDisk, que “contém funcionalidades para sabotar os sistemas industriais”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.