Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Indústria

Caterpillar foca Mercosul

Líder mundial em máquinas pesadas inaugura em Campo Largo sua segunda fábrica no Brasil, de olho no mercado dos países vizinhos

Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil | Divulgação
Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil (Foto: Divulgação)

A Caterpillar, líder mundial na fabricação de máquinas pa­­ra construção e mineração, inau­­gurou ontem a sua fábrica em Campo Largo. Com a iniciativa, a empresa avança nos obje­­tivos de melhor abastecer o mercado do Mercosul e liberar a unidade paulista para projetos ligados ao pré-sal. As obras totalizaram R$ 170 milhões em investimentos.

A planta, localizada em um terreno de 1 milhão de metros quadrados e com área construída de 55 mil metros quadrados, terá seu funcionamento gradativamente ampliado, sendo que no primeiro trimestre de 2013 deve atingir sua plena capacidade com o trabalho de mil funcionários diretos.

De acordo com a empresa, pelos menos 85% dessas vagas serão ocupadas por trabalhadores de Campo Largo, cidade escolhida pela Caterpillar em parte pela posição geográfica, que aproximaria os produtos dos países da América Latina, em especial dos membros do Mercosul. "Inicialmente, nossa produção será voltada ao mercado doméstico, em função de sua alta demanda. Com o tempo, aumentando a produção, levaremos aos outros países da América La­­ti­­na", disse o diretor da nova fá­­brica, Otto Breitschwerdt.

No Paraná, a Caterpillar fabricará dois equipamentos: a retroescavadeira 416E e a carregadeira 924H. As máquinas até então eram produzidas na outra fábrica da companhia, em Piracicaba (SP). Com a mudança da planta, a companhia espera dar condições para a unidade paulista passar a produzir motores de maior potência, voltados a projetos de infraestrutura para a cadeia do pré-sal.

Segundo Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil, já há empresas interessadas nos equipamentos, entre elas a Petrobras. Para isso, a fábrica de Piracicaba está sendo ampliada e deverá se tornar a maior planta da Caterpillar no mundo, com seis mil funcionários.

Os dois projetos fazem parte de um plano de investimentos que totaliza, no mínimo, R$ 350 milhões entre 2010 e 2012, montante que deve cobrir também treinamentos e melhorias em outras plantas do grupo.

Para os próximos anos, os executivos da empresa também não descartam aumentar a variedade de máquinas na planta – o que dependeria, entre outros fatores, da melhora das condições viárias no entorno da fábrica. A aceleração dessas obras seria uma contrapartida que o estado daria com a vinda da fábrica para a região, de acordo com Breitschwerdt.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.