Foi inaugurada nesta terça-feira (18) a nova fábrica da Caterpillar Brasil, que está localizada em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Com a nova unidade, o objetivo da empresa é expandir os negócios para o Mercosul e "desafogar" a outra fábrica da empresa, em Piracicaba, no interior de São Paulo.
Até a metade de 2012, a empresa prevê investimentos de R$ 350 milhões, sendo que R$ 170 milhões serão destinados à fábrica no Paraná. Inicialmente, a unidade paranaense vai produzir a retroescavadeira 416E (com profundidade de escavação de 4,36 metros e opção de braço extensível de 5,45 metros) e, a partir do ano que vem, iniciará a produção da carregadeira de rodas 924H.
Gradativamente, a produção desses modelos vai sendo transferida de Piracicaba para Campo Largo. Com a nova unidade, a empresa, que produz máquinas para construção e mineração, poderá fabricar, em Piracicaba, equipamentos que seriam usados na exploração do pré-sal.
A expectativa é que a nova fábrica opere em plena capacidade até o fim de 2013, quando deverá contar com 1 mil funcionários. Em um primeiro momento, a produção será destinada ao mercado interno. Depois, os negócios deverão ser levados aos demais países do Mercosul.
"A fábrica ficou pronta em um tempo recorde: menos de sete meses dostrabalhos de remodelação até aqui, hoje. E já nos próximos meses, a produçãoestará totalmente consolidada", disse o presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil.
O prefeito de Campo Largo, Edson Basso, lembrou que as empresas estavam deixando Campo Largo quando ele assumiu a administração em 2005 e a chegada da Caterpillar mostra a retomada dos investimentos na cidade.
Além do prefeito do município, estiveram presentes na inauguração o governador Beto Richa; secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros; e o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly.
A unidade de Campo Largo terá 50 mil metros quadrados de área construída e está localizada na área ocupada pela montadora Chrysler até 2001. A Caterpillar fará investimentos na preservação ambiental e na formação e qualificação dos trabalhadores, por meio de parceria com escolas profissionalizantes e institutos de pesquisa, segundo nota divulgada pela Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado. A empresa também vai instalar uma biblioteca pública no município.



