Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Internacional

Cepal estima recessão no Brasil e na América Latina

A economia da América Latina e do Caribe cairá 0,3% em 2009, na primeira recessão após seis anos de crescimento. A previsão é da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), braço da Organização das Nações Unidas (ONU), que revisou estimativas diante dos maus resultados registrados na região no último trimestre de 2008.

Para o órgão, a taxa de desemprego regional alcançará 9% no ano, ante 7,5% em 2008, elevando a informalidade e a pobreza.

O Brasil, segundo a Cepal, será um dos países mais afetados, com queda de 1% no PIB, ao lado de México (-2%), Costa Rica (-0,5%) e Paraguai (-0,5%). Pela estimativa de dezembro do órgão, o país cresceria 2,1% neste ano, mais do que a média regional, avaliada então em 1,9%.

Para Osvaldo Kacef, diretor de Desenvolvimento Econômico da Cepal, a previsão de baixa de 1% no PIB é otimista, por considerar uma recuperação da economia no segundo semestre. "Se o Brasil mantiver o ritmo do final de 2008, cairá 1,5% em 2009’’, afirmou. O desempenho do PIB nacional no quatro trimestre de 2008 – baixa de 3,6% ante o trimestre anterior – foi decisivo à reformulação da estimativa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.