• Carregando...

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou nesta terça-feira (25) estar convencido de que os preços do petróleo vão se manter nos níveis atuais, acrescentando que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deverá apontar nessa direção na próxima reunião prevista para novembro, na Arábia Saudita.

Chávez costuma afirmar que "ressuscitou" a Opep durante a reunião de Caracas, em 2000, na qual surgiu uma nova aliança do grupo que impulsionou os preços baixos da commodity.

"Tenho certeza que o preço do petróleo não vai cair e nós nos encarregaremos disso dentro de algumas semanas. Eu estarei na Arábia Saudita, vamos realizar uma reunião presidencial da Opep", disse Chávez durante evento em que anunciou que criará mais de 50 universidades entre 2007 e 2012.

O petróleo caiu nesta terça-feira abaixo dos US$ 80 por barril, devido à reativação da produção norte-americana no Golfo de México, que esteve paralisada devido à passagem de uma tempestade tropical, o que impulsionou recentemente os preços para um recorde de US$ 83,9 por barril.

"Um dos objetivos da reunião é defender os preços do petróleo, fortalecê-los, e para isso é preciso união, faz oito anos que estamos divididos", completou o presidente em um discursos de mais de quatro horas em rede nacional de TV.

Segundo Chávez, a produção petroleira da Venezuela está em 3,2 milhões de barris por dia, apesar de a Opep ter reduzido recentemente a cota do país para 2,47 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]