Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia

Chávez: Venezuela ampliará produção de petróleo em 500 mil barris em 2012

Extração de petróleo aumentará devido às operações na Faixa de Orinoco, uma reserva de 55.314 km2 que conta com 220 bilhões de barris

A Venezuela ampliará sua produção de petróleo em meio milhão de barris diários (mbd) em 2012, disse nesta sexta-feira (30) o presidente Hugo Chávez, afirmando que a maior parte desse petróleo será extraído da rica Faixa do Orinoco, no noroeste do país.

A Venezuela extrai atualmente uma média de três mbd de petróleo, apesar de a Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) dizer que a oferta do país - principal produtor da América do Sul - é de 2,3 mbd.

Segundo o governante, a extração de petróleo aumentará devido às operações na Faixa de Orinoco, uma reserva de 55.314 km2 que conta com 220 bilhões de barris e onde mais de uma dezena de multinacionais extraem petróleo em parceria com a estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA).

Para cumprir a meta, Chávez afirmou que aprovou uma "orçamento extraordinário" de 5 bilhões de dólares para o próximo ano. Em julho, o presidente do PDVSA, Rafael Ramírez, anunciou que a empresa investiria 147 bilhões de dólares até 2015 para ampliar a produção para 4 mbd.

A Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do globo, com 296,500 bilhões de barris, acima da Arábia Saudita, segundo dados da Opep.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.