Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
zona do euro

Chefe de órgão grego de estatística deixa cargo em meio a negociações de socorro

Andreas Georgiou pede demissão em meio a negociações para um terceiro pacote de socorro à Grécia

O chefe do órgão grego de estatísticas pediu exoneração do cargo neste domingo (2), tornando ainda mais complexas as negociações da Grécia por um socorro junto a seus parceiros da União Europeia.Estatístico veterano do Fundo Monetário Internacional (FMI), Andreas Georgiou foi nomeado chefe do ELSTAT em 2010, em um esforço para restaurar a credibilidade das estatísticas gregas poucos meses depois de a crise da dívida do país vir à tona.

“Informei o ministro das Finanças de minha decisão de não aceitar a extensão de meu mandato...que termina hoje”, disse Georgiou à Reuters. Ele poderia ter ficado até que tivesse seu sucessor apontado, mas disse que a saída é uma opção pessoal.

Georgiou afirmou que trabalhou junto com sua equipe para tornar o órgão de estatísticas independente, imparcial, objetivo e transparente, algumas vezes contra “acusações totalmente infundadas”. Em 2013, um promotor apresentou acusações criminais contra Georgiou e dois outros empregados da agência, acusando-os de falsificar dados fiscais de 2009. Um ex-funcionário da ELSTAT afirmou que ele tinha inflado os números do déficit do país para justificar medidas de austeridade. Georgiou negou as acusações, que foram retiradas no mês passado.

A independência do ELSTAT continua a ser uma preocupação enquanto a Grécia busca um novo socorro junto à União Europeia, e o primeiro ministro Alexis Tsipras aceitou garantir a total independência do órgão como uma das promessas para conseguir um terceiro socorro, no valor de mais de 86 bilhões de euros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.