Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
economia mundial

Chile fará reforma tributária no início de 2012, diz presidente

As mudanças tributárias devem incluir ferramentas para diminuir os efeitos dos problemas da dívida soberana europeia e da menor demanda mundial pelo cobre

O governo chileno fará uma reforma tributária nos primeiros meses de 2012 para aumentar a receita estatal por meio de maiores contribuições de grandes empresas, disse o presidente Sebastián Piñera na noite de terça-feira. As mudanças tributárias devem incluir ferramentas para diminuir os efeitos dos problemas da dívida soberana europeia e da menor demanda mundial pelo cobre. O Chile é o maior produtor do produto no mundo. Grandes empresas "têm que dar uma contribuição maior" a um sistema tributário mais igualitário, que vai buscar aumentar o crescimento de empresas pequenas e médias, disse Piñera. "Vamos ter uma reforma tributária nos primeiros meses do próximo ano", disse ele ao canal de televisão estatal TVN. "Estamos pensando em coletar mais receita e dar um alívio tributário a empresas de pequeno e médio porte, assim como à classe média." Piñera, que é muito impopular, vem enfrentando há meses protestos contra suas políticas conservadoras, e exigências de mais gastos sociais e benefícios. No ano passado, seu governo aumentou os royalties sobre as empresas de mineração e elevou vários impostos - incluindo uma alta temporária do imposto de renda para grandes empresas - para ajudar na reconstrução do país depois do terremoto devastador de fevereiro de 2010. Ele elevou as taxas de imposto de renda sobre grandes corporações em 3 pontos percentuais, para 20 por cento, neste ano. Embora essa taxa deva ser revertida para os originais 17 por cento em 2013, Piñera deixou a porta aberta para outro aumento. O bilionário Piñera disse em setembro que qualquer decisão sobre uma eventual reforma tributária dependerá de como está a economia mundial.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.