• Carregando...

O governo chinês vai elaborar uma lista negra de exportadores, como resposta aos escândalos com alimentos e remédios contaminados que causaram a morte de pessoas e animais no exterior, informou neste sábado (8) o jornal estatal "China Daily".

Segundo a Administração Estatal de Alimentos e Remédios, a lista será publicada de maneira regular e conterá dados sobre empresas que violem as normas estabelecidas. Mas também destacará o bom comportamento dos exportadores.

Além da lista negra, o governo está preparando uma norma sobre a retirada do mercado de remédios "não qualificados" e sobre a gestão de remédios exportados, acrescenta o jornal.

Os produtores devem garantir que seus remédios cumprem os padrões dos países importadores. Empresas cujas exportações não sejam qualificadas serão multadas num valor três vezes maior que o de seus produtos, acrescenta o comunicado da administração.

Além disso, as empresas que continuarem produzindo bens fraudulentos perderão as suas licenças de produção e venda.

Críticas

Nos últimos meses, o país, um dos principais exportadores do planeta, tem sido alvo de numerosas críticas. Cerca de 100 pessoas morreram no Panamá por causa de um remédio tóxico de origem chinesa, e vários animais de estimação também foram mortos nos Estados Unidos após consumir rações importadas da China.

Recentemente, a multinacional de brinquedos Mattel retirou do mercado mais de 20 milhões de brinquedos produzidos na China, alegando excesso de chumbo na pintura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]