• Carregando...

A associação da indústria siderúrgica da China, Cisa, acredita que as grandes mineradoras pedirão um aumento de 20 a 30 por cento nos preços do minério de ferro para os contratos de longo prazo de 2010, publicou o China Securities Journal, nesta quarta-feira.

Luo Bingsheng, vice-presidente do conselho da Cisa (Associação de Ferro e Aço da China, na sigla em inglês), disse à publicação que um eventual pedido de aumento nesses níveis iria complicar as conversas com as australianas Rio Tinto e BHP Billiton e com a brasileira Vale.

Os comentários de Luo estão em linha com as estimativas do mercado, em meio à estável demanda da China que tem feito com que bancos revisem para cima seus cálculos para os preços do minério de ferro nos contratos de longo prazo.

O australiano Macquarie Bank afirmou no dia 15 último que os preços do minério fino da Austrália deverão subir 30 por cento no ano que vem, ante previsão anterior de aumento de apenas 10 por cento.

O RBS e o Société Générale elevaram suas previsões de 10 para 20 por cento de aumento.

Luo disse que as perspectivas para a indústria siderúrgica chinesa em 2010 são muito melhores, com a demanda por aço bruto estimada para crescer mais 60 milhões de toneladas.

A produção total de aço bruto da China deverá ficar em 565 milhões de toneladas em 2009, segundo a Cisa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]