• Carregando...
As cervejas artesanais entraram no radar porque caíram de vez no gosto dos consumidores britânicos | Antônio More /
Gazeta do Povo
As cervejas artesanais entraram no radar porque caíram de vez no gosto dos consumidores britânicos| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo

Somente arroz e feijão? Não no Reino Unido. Num dia em que o governo anunciou um recuo de 0,3% nos preços em janeiro — bem mais que o esperado pelos analistas —, cigarros eletrônicos e cerveja artesanal foram incluídos na cesta de produtos usados pelo Escritório de Estatísticas Nacional (ONS, na sigla em inglês) para medir a inflação.

A inclusão é parte de uma revisão anual do ONS. A lista de produtos tem 703 items — e 13 foram adicionados este ano. E entre os itens “exóticos”, foram incluídos, ainda, o custo de serviços de música por streaming e a assinatura online de jogos de computador.

Segundo as autoridades, os cigarros eletrônicos têm sido cada vez mais usados pelos fumantes, e as cervejas artesanais, que ocupam espaços cada vez maiores nas prateleiras de delis e supermercados, entraram no radar porque caíram de vez no gosto dos consumidores britânicos.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido caiu 0,9% em janeiro ante dezembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo ONS. Na comparação anual, o CPI britânico subiu 0,3% em janeiro, registrando seu menor resultado desde março de 1960.

O núcleo do CPI do Reino Unido, que exclui preços voláteis, caiu 0,8% em janeiro ante dezembro, mas subiu 1,4% na comparação anual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]