• Carregando...

O Produto Interno Bruto (PIB) da Colômbia cresceu 3,5% no quarto trimestre de 2014 em relação ao terceiro, fechando o ano com uma expansão de 4,6%, informou nesta terça-feira (17) o Departamento Administrativo Nacional de Estatísticas (Dane).

O resultado de 2014 ficou dentro das expectativas do governo e do mercado financeiro, que previam um crescimento entre 4,5% e 4,8%.

Bogotá: de capital das drogas a “Vale do Silício” da América do Sul

Com economia em expansão, capital da Colômbia tem recebido grandes empresas da tecnologia que abriram escritórios no local apostando em seu potencial crescimento tecnológico

Leia a matéria completa

O setor da construção foi o mais dinâmico da economia colombiana no ano passado, com um crescimento de 9,9%, assinalou o diretor do Dane, Mauricio Perfetti. Isso se explica, segundo o órgão, devido ao aumento de 12% nas obras civis.

Altas

De acordo com o relatório, oito setores da economia cresceram em 2014 e quatro deles registraram uma expansão igual ou superior à do PIB, entre os quais estão serviços (5,5%), atividades financeiras e imobiliárias (4,9%) e comércio, restaurantes e hotéis (4,6%).

Também cresceram os setores de transporte, armazenamento e comunicações (4,2 %), fornecimento de eletricidade, gás e água (3,8%), agropecuário (3,2%) e indústria manufatureira (0,2%).

Quedas

Por outro lado, registraram queda os segmentos de mineração (-0,2%), resultado atribuído à diminuição do valor agregado de minerais metálicos (-8,4%), e de petróleo cru e gás natural (-1,4%), mesmo com o bom desempenho da extração de minerais não metálicos (10,6%) e de carvão (3,6%).

“A diminuição no valor agregado do grupo de petróleo ocorreu devido à queda na produção de 1,6%, quase a mesma quantidade que aumentou a de gás natural 1,5%”, explicou o Dane.

Apesar do crescimento, o quarto trimestre foi o pior da economia colombiana no ano, que cresceu 6,4% no primeiro, 4,3% no segundo e 4,2% no terceiro.

Para esse ano, o governo prevê uma expansão do PIB de 4,2% pelo impacto que terá a queda dos preços do petróleo, enquanto o Banco da República, principal autoridade monetária, e instituições privadas calculam que será da ordem de 3,6%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]