• Carregando...
A sede da CI&T fica em Campinas.
A sede da CI&T fica em Campinas.| Foto: Divulgação/CI&T

Colocar as pessoas como prioridade é uma atitude que transforma as empresas. E por mais que isso já seja muito disseminado, não se encontra em todo lugar. Muito menos companhias que vão além, dando voz e empoderando os colaboradores. E é exatamente isso que faz a CI&T, eleita a melhor empresa para se trabalhar no Interior de São Paulo na categoria Grandes Empresas do Great Place to Work São Paulo 2021.

Não é de hoje que a CI&T está presente nos rankings do GPTW, mas é a primeira vez que leva o prêmio regional de São Paulo. Uma prova de que a constante melhoria na relação entre lideranças e colaboradores dá resultado, especialmente em um momento complexo como o atual, com a pandemia da Covid-19.

“O nosso processo de escuta ativa dá voz às pessoas colaboradoras, trazendo-as para junto dos desafios diários e posicionando-as como parte da solução. Isso gera empoderamento, ao mesmo tempo em que provoca senso de responsabilidade”, explica a head de Belonging Strategy da CI&T, Vanessa Togniolli.

A CI&T é uma empresa do setor de softwares que desenvolve aplicativos, otimiza processos internos e fornece uma gama enorme de serviços de tecnologia. Com sede em Campinas, no interior paulista, a organização conta hoje com cerca de 6 mil colaboradores em todo o mundo.

O fato de contar com diversas sedes faz com que a companhia se esforce diariamente para reduzir distâncias e melhorar a comunicação e a conexão entre as pessoas. Com a pandemia, isso tornou-se ainda mais necessário. E como principal estratégia, a CI&T priorizou a saúde dos colaboradores.

“O investimento na saúde mental e a segurança psicológica das nossas pessoas também têm sido essenciais para manter nossa cultura, conectar os times em torno de um propósito comum e continuarmos crescendo na velocidade demandada pelos nossos negócios”, prossegue Vanessa. “O principal desafio tem sido manter as conexões humanas em um ambiente novo e majoritariamente remoto. É preciso investir nas conversas individuais e nessa nova forma de contato para que as relações possam ser construídas, se mantenham firmes e se fortaleçam”, complementa.

Propósitos para gerar carreiras

Além disso, a empresa incentiva um clima amigável e informal, apostando, inclusive, na diversidade. A partir disso, a CI&T dá autonomia aos colaboradores para criarem grupos de afinidade e ação. Como explica Vanessa, esses grupos se auto-organizam ao redor de iniciativas para gerar sentido e contribuição, seja internamente ou para fora, para a sociedade.

Isso tem a ver, inclusive, com o processo de disseminação dos propósitos para todos os cantos da empresa. Há um canal direto para isso, com eventos e campanhas internas, que ficam gravados e podem ser assistidos a qualquer momento pela ferramenta de comunicação interna.

Mas isso é apenas uma parte. O mais importante é o que acontece no dia a dia dentro da CI&T. “Mais do que os eventos em si, acreditamos na vivência diária do nosso propósito e dos nossos valores, evidenciados nas atitudes das nossas pessoas, especialmente quando falamos das nossas lideranças”, diz Vanessa.

Esses valores estão muito disseminados entre os líderes e por isso mesmo eles também participam diretamente do desenvolvimento profissional e da construção da carreira dentro da companhia. “Como protagonistas de suas carreiras, elas escolhem uma pessoa para acompanhar todo o seu processo, aqui chamada de Career Advisor. Essa pessoa é uma espécie de mentora e facilitadora que a apoia durante toda a jornada”, aponta.

“Além disso, a puxada de todo o processo de carreira, inclusive no momento de avaliação de desempenho, é feita pela própria pessoa, o que a coloca como a principal personagem dessa jornada e promove um processo sem interlocutores, transparente e justo”, completa Vanessa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]