• Carregando...

O Citigroup afirmou nesta segunda-feira que chegou a um acordo com órgãos reguladores norte-americanos para pagar 20 bilhões de dólares em ações detidas pelo governo por meio de emissão de 17 bilhões de dólares em ações que permitirá à instituição deixar a tutela do programa Tarp em 2010.

Como parte do acordo, o Tesouro dos Estados Unidos venderá até 5 bilhões de dólares em ações que possui do Citi em uma oferta secundária, permitindo que a instituição saia do programa Tarp em 2010. O banco afirmou que até lá terá pago 3,1 bilhões de dólares em dividendos e juros ao governo norte-americano.

O Citi afirmou que seu plano de levantamento de capital inclui opção de 2,55 bilhões a 3,5 bilhões de dólares em units. Esse montante é composto de aproximadamente 2,8 bilhões de dólares em contratos pré-pagos de ações ordinárias e cerca de 700 milhões de dólares em dívida subordinada.

O banco informou ainda que pode emitir até 3 bilhões de dólares em papéis preferenciais no primeiro trimestre de 2010. "Temos uma dívida de gratidão com os contribuintes norte-americanos e reconhecemos nossa obrigação de apoiar a recuperação econômica financiando assistência aos donos de moradias e outros mutuários em necessidade", disse o presidente-executivo do Citigroup, Vikram Pandit, em comunicado.

O Citi vinha mostrando ansiedade para pagar o empréstimo do governo e evitar restrições a pagamentos de executivos que vieram com as três rodadas de assistência que recebeu dos Estados Unidos.

O banco tomou 45 bilhões de dólares no ano passado sob o programa Tarp. Este ano, o governo concordou em converter 25 bilhões de dólares desses recursos em ações ordinárias do Citigroup, deixando os Estados Unidos com cerca de 34 por cento de participação no banco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]