O Citigroup anunciou nesta segunda-feira (29) a compra de 100% das ações do britânico Egg Banking, a maior instituição financeira exclusivamente online do mundo, da Prudential PLC. O valor da transação foi acertado em US$ 1,12 bilhão, em dinheiro.
Com a aquisição, o Citigroup vai incorporar cerca de 3 milhões de clientes do Egg, além de produtos e serviços que incluem pagamentos online, cartões de crédito, empréstimos pessoais, poupanças, financiamentos imobiliários, investimentos e seguros.
Desde seu lançamento, em 1998, o Egg desenvolveu uma base sólida de clientes e alcançou uma reputação de provedor de produtos e serviços inovadores. O objetivo do Citigroup é, com essa aquisição, se beneficiar dessa imagem positiva, utilizando a marca Egg.
Carteira de clientes
Combinada com a carteira de clientes do Citigroup já existente no Reino Unido, a instituição terá no total 4 milhões de correntistas. A incorporação do Egg também vai mais do que quadruplicar a base de usuários de cartões de crédito do Citi no país, passando de 800 mil para cerca de 3,7 milhões de clientes.
O Citigroup ainda deverá explorar as oportunidades de interação entre os produtos das duas instituições, incluindo a plataforma online do Egg e as possibilidades de operações globais do Citi.
"O Egg casa perfeitamente com nossa estratégia de negócios e estamos animados com a oportunidade de, através dessa aquisição, aumentar nosso negócio de banco de varejo internacional e tornar nossos produtos e serviços disponíveis para mais pessoas em todo o mundo", disse o presidente e executivo-chefe do Citigroup Global Consumer Group, Ajay Banga. "Também poderemos aprender com a bem sucedida plataforma bancária direta do Egg para melhorar nossas operações globais", completou.



