Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Índice de Clima Econômico

Clima econômico na AL fica estável em julho ante abril

Para especialistas, continente continua na zona de crescimento do ciclo econômico, mas o declínio dos indicadores ao longo dos trimestres anteriores sugere um cenário mais cauteloso

A avaliação de especialistas quanto à economia latino-americana permaneceu estável entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano. Foi o que mostrou hoje o Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina, que permaneceu nos 5,6 pontos da pesquisa anterior, de abril, para a divulgada nesta quarta-feira, que reflete o cenário em julho.

O índice, que vai até nove pontos, é apurado a partir da Sondagem Econômica da América Latina, levantamento trimestral elaborado pelo Institute for Economic Research at the University of Munich, ou Instituto alemão IFO, e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A estabilidade também abrangeu os resultados dos dois subindicadores que compõem o ICE, o Índice da Situação Atual (ISA), que permaneceu em 5,9 pontos; e o Índice de Expectativas (IE), que ficou em 5,3 pontos no mesmo período. Mas as instituições fazem uma ressalva: no caso das respostas relacionadas ao momento atual, foi registrada piora na avaliação dos analistas em relação aos investimentos, embora tenha sido acompanhada de melhora na percepção sobre o consumo na região.

Para os especialistas, a América Latina continua na zona de crescimento do ciclo econômico, mas o declínio dos indicadores ao longo dos trimestres anteriores sugere um cenário mais cauteloso do que o de julho de 2010.

Nos 11 países pesquisados para o cálculo do indicador, cinco registraram aumento no índice de clima econômico, de abril para julho. É o caso de Bolívia, Colômbia, Equador, Uruguai e Venezuela. Seis países apresentaram queda no clima econômico, no período. É o caso de Argentina, Brasil, México, Chile, Paraguai e Peru. Para o levantamento, as instituições consultaram 145 especialistas em 18 países.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.