
A busca dos brasileiros por implantes dentários e o aquecimento do mercado de franchising levaram a clínica Top Sorriso, de Ponta Grossa, a virar uma franqueadora. A clínica foi fundada em 2008 e alcançou um faturamento de R$ 11,5 milhões em 2013, com 25 mil pacientes atendidos.
Com foco em implantes dentários, a empresa aproveita o bom momento do segmento odontológico no país. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (Abimo), os brasileiros colocam em média 800 mil implantes dentários por ano, movimentando perto de R$ 400 milhões, desde a fabricação dos componentes até os custos dos consultórios dentários. "É como furar o chão e jorrar petróleo", brinca o odontólogo e CEO da Top Sorriso, Murilo Postiglioni Neme.
Ele resolveu entrar no mercado de franchising após consolidar um modelo de atendimento e de gestão que trabalha a reabilitação oral e a prevenção. O paciente que procura a clínica é submetido a exames de imagem. A clínica oferece tomografia em 3D que possibilita um diagnóstico preciso da situação bucal do paciente. Todos os procedimentos são realizados na clínica, que tem centro cirúrgico, sala de esterilização e de produção dos componentes dentários.
A intenção é levar a Top Sorriso a cidades do interior do Paraná. "Já temos empresas interessadas e estamos analisando o perfil de cada uma", comenta o odontólogo.
O objetivo é, num primeiro momento, criar polos da clínica no interior do Paraná para depois expandir para outros estados. As franquias terão acesso aos mesmos equipamentos da matriz e à mesma metodologia de atendimento. Para abrir uma franquia, o interessado deve investir a partir de R$ 500 mil, com retorno financeiro inicial de 24 meses.
Evolução
O implante começou na década de 1980 com o desenvolvimento da osseointegração, ou seja, a colocação de uma espécie de parafuso de titânio dentro do osso encoberto pela gengiva. O equipamento é encaixado numa prótese, deixando cada vez mais de lado o uso de dentaduras.



