Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aviação

Clube faz vaquinha para fazer o Concorde voltar a voar

Grupo quer comprar um jato para voos especiais e outro para expor em Londres

Fãs querem comprar avião aposentado em 2003 para voos de lazer. | Wikimedia Commons
Fãs querem comprar avião aposentado em 2003 para voos de lazer. (Foto: Wikimedia Commons)

Aposentado desde 2003, o jato supersônico Concorde pode voltar a cruzar os céus, pelo menos no que depender de um grupo de fãs do avião com dinheiro em caixa e um bocado de disposição.

Os membros do Club Concorde – que reúne ex-pilotos do supersônico, passageiros frequentes e outros apaixonados por aviação — têm planos que voam quase tão alto quanto o avião francês.

Segundo o jornal The Telegraph, eles pretendem comprar duas unidades do modelo. Uma delas será exposta em Londres, próximo à famosa London Eye, como parte de uma atração turística que vai incluir um restaurante que terá no menu pratos servidos nos voos do Concorde. Para bancar a compra, o grupo diz ter 40 milhões de libras. Ainda conforme a reportagem, Paul James, presidente do clube, espera que o avião seja exposto em 2017.

Mas o outro Concorde, que os envolvidos querem ver decolando até 2019, vai requerer mais trabalho e — consequentemente — mais dinheiro. Eles até já sabem onde mirar: no Concorde exposto no aeroporto de La Bourget, em Paris.

O clube diz ter acesso a uma reserva de 120 milhões de libras para comprar e reformar a aeronave. Depois de garantida a segurança, o Concorde seria usado em eventos especiais, para fretamento e demonstrações em shows aéreos.

História

A data escolhida para o possível retorno do Concorde aos céus não foi ao acaso, ela marca os 50 anos do voo inaugural do supersônico, em 1979. Se a experiência se mostrar um sucesso, o clube não descarta a possibilidade de preparar outra unidade do jato para voar.

Depois de quase três décadas de serviço, o Concorde encerrava sua história em 2003. Das duas empresas que operavam a aeronave, a primeira a aterrissá-lo definitivamente foi a Air France. Coube à British Airways o derradeiro voo .

A história do Concorde ficou marcada também por uma tragédia. Em julho de 2000, o jato supersônico da Air France caiu sobre um hotel pouco depois de decolar do aeroporto Charles De Gaulle, em Paris. Foram 113 mortos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.