O mercado norte-americano de água mineral, que movimentou US$ 11 bilhões só em 2006, sofreu um baque. As grandes empresas, como Coca-Cola, Pepsi e Nestlé, tiveram que explicar qual era a fonte da água e mexeram com a credibilidade de muitas indústrias. A revelação: a água vem da torneira.
Os Estados Unidos têm a fama de ter a água pública tratada mais potável e limpa do mundo. Apesar disso, preocupados com a saúde, os americanos gastam bilhões de dólares por ano com água engarrafada, um comércio que aumenta 10% ao ano.
A indústria da água mineral é um negócio bilionário no mundo todo. Se a origem for uma fonte paradisíaca, como as Ilhas Fiji, uma garrafa pode custar até o equivalente a R$ 20 nos restaurantes de Nova York. Em lojas especializadas, uma garrafa especial pode custar US$ 55, ou mais de R$ 100.
'De fonte pública'
Algumas empresas querem agora adicionar ao rótulo a descrição 'água extraída de fonte pública'. Mas isso não diminui a irritação de muitos consumidores, que dizem se sentir enganados. Em São Francisco, na Califórnia, o prefeito proibiu os funcionários de usarem dinheiro da prefeitura para comprar água engarrafada.
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