Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Internet

Código malicioso 'seqüestra' informações em computadores e pede resgate

Um código malicioso chamado "Cryzip" contamina os computadores, rouba informações contidas nele e pede um "resgate" de US$ 300 para devolvê-las, de acordo com um alerta da empresa de segurança Lurhq Threat Intelligence Group.

O código malicioso é do tipo Cavalo de Tróia, ou seja, ele invade o computador e deixa uma porta aberta para um possível invasor. Diferentemente de vírus ou vermes, cavalos de tróia não criam réplicas de si.

A empresa diz que não se trata de uma ameaça em larga escala e que detectou apenas duas dúzias de casos. Mas ela alerta que esse é o segundo tipo de código malicioso do gênero encontrado nos últimos dez meses. Segundo a companhia, isso poderia indicar uma nova tendência em relação a códigos maliciosos.

O cavalo de tróia apaga textos dos usuários e deixa um arquivo com o nome _CRYPT.ZIP. Depois de criptografar as informações, ele exibe o seguinte texto:

"Seu computador pegou nosso programa enquanto você navegava por páginas pornográficas ilegais, todos os seus documentos, arquivos de texto e base de dados foram arquivados com uma senha longa o suficiente".

Depois, o Cryzip orienta o usuário a criar uma conta e a pagar, por transferência eletrônica, US$ 300, dizendo que essa é a única forma de ele receber os dados de volta. Para receber o resgate, o produtor do cavalo de tróia usa contas e-Gold, um mecanismo financeiro que permite a troca de posse de ouro por meios eletrônicos.

Ainda não se sabe como o vírus se espalha, mas ele poderia vir de diversas fontes, como por um site malicioso ou entrando num computador previamente infectado por um vírus.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.