Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Antônio Delfim Netto

O melhor IDH do Nordeste

"Quem não é o maior, tem que ser o melhor"... Creio que muitos leitores se lembram da campanha publicitária na qual a menor empresa ousava desafiar a concorrência das gigantes do mercado. Esse slogan se aplicaria hoje ao estado de Sergipe, devido à velocidade com que vem superando as chamadas "metas do milênio" em termos de crescimento econômico e de desenvolvimento humano.

Três fatos chamam a atenção no relatório "Dados relevantes sobre Sergipe" divulgados recentemente pelo governo estadual. Eles mostram uma interessante convergência da prática da boa governança com um vigoroso crescimento econômico, impulsionado em boa parte pelo investimento público, e o simultâneo avanço dos índices de desenvolvimento humano.

No final do século, Sergipe tinha o pior IDH do Nordeste; em 2002 era o quinto colocado, e em 2006 passou a ser classificado pelo IBGE como o estado nordestino de melhor qualidade de vida. Há quatro anos, no início do atual mandato do governador João Alves Filho, a dívida pública do estado era de 72,6% da receita líquida e foi reduzida a 45,3% no final de 2005.

Enquanto o PIB brasileiro cresceu 2,3%, Sergipe alcançou um crescimento de 5,2% em 2005.

O desenvolvimento econômico e o progresso social não acontecem sem uma governança amiga que ao mesmo tempo estimule o espírito empresarial, cuide da infra-estrutura e convença a sociedade de que administra corretamente as finanças públicas.

Nesse particular, Sergipe selecionou metas razoavelmente ambiciosas em três setores fundamentais e as vem realizando: 1) Na Educação, seus programas, "Escola Pública de Qualidade", de capacitação de professores para o ensino básico e de interiorização do vestibular, são apontados como exemplo pela Unesco e recomendados para demais países em desenvolvimento; 2) no setor da Saúde/Saneamento, Sergipe já é um dos três estados brasileiros mais bem servidos em abastecimento de água tratada nas residências.

Com isso, superou as metas do programa "Água em Toda Casa" e, graças a investimentos de US$ 400 milhões com recursos próprios, pretende ser o primeiro estado brasileiro a ter 100% da população atendida em 2008; 3) Sergipe é o estado líder em participação no programa "Luz para Todos", em parceria com o governo federal (aporta 30% dos recursos, contra 10% dos demais estados) e projeta atingir a meta de fornecimento de energia a todas as residências em 2006.

Nessa marcha, o menor de todos logo vai ser o melhor do Nordeste...

dep.delfimnetto@camara.gov.br

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.