Engana-se quem pensa que filhos de famílias simples não conseguem chegar ao topo e Pedro é um desses exemplos que conheci. Nascido numa família que, com muita dificuldade, fez o que pôde para mantê-lo numa escola particular que lhe oferecesse uma base melhor nos estudo, Pedro nunca se deixou intimidar pelas dificuldades que apareceram em sua vida. Sua trajetória profissional iniciou-se como office boy em uma grande emissora de televisão de renome nacional. Lá, ele teve contato com todas as áreas, conhecendo famosos atores e roteiristas brasileiros. Aprendendo sobre todos os trâmites que envolviam os bastidores da tevê, Pedro enxergava aqueles homens engravatados como um exemplo a seguir. Sempre dizia que um dia também trabalharia de terno e gravata e que teria muito sucesso para contar para os filhos.
Na emissora, Pedro fez de tudo para galgar novos degraus e conseguiu, em cinco anos, quatro promoções. Acabou se apaixonando pela área de publicidade e fez um curso técnico para incrementar seu currículo, que até então, não tinha muito conteúdo. Mas, infelizmente, depois de concluído o curso, quando menos esperava, foi demitido juntamente com outras dezenas de pessoas, num corte coletivo que a emissora fez. Seus sonhos pareciam ter ido por água abaixo, pois ele, definitivamente, não contava com esta perda repentina. Como havia feito muitos contatos enquanto trabalhava na tevê, Pedro não teve dificuldades para conseguir um emprego numa agência de publicidade. Porém, seu salário era baixo e ali não tinha muitas perspectivas de crescimento. Curiosamente, com tantas dificuldades que enfrentava, agravadas pela desvantagem de sua origem humilde, Pedro acabou desenvolvendo uma capacidade ímpar de se motivar cada vez mais com as rasteiras que a vida lhe dava. Formou-se em Marketing e foi trabalhar na área comercial. Aliás, a habilidade de negociação o acompanhava desde sua infância, quando até com a mãe costumava barganhar mesadas e presentes. Começou a estipular metas pessoais, ainda maiores que as que a própria empresa lhe impunha. Com isso precisava trabalhar muito para atingi-las e, desta maneira, obteve títulos de melhor vendedor brasileiro no seu mercado de atuação por quatro anos consecutivos.
Mas Pedro queria mais e mais. Cursou um MBA e foi morar fora do país para aprimorar o inglês. Nas férias, em vez de viajar para apenas aproveitar, pensava em como poderia também melhorar a terceira língua, o espanhol. Baseado nas pessoas que ele mesmo julgava brilhantes, Pedro começou a trocar sua juventude pela experiência adquirida. Quando enfrentava crises, trabalhava o dobro para dar conta de suas metas.
Pedro foi, num espaço de onze anos, gerente, diretor de operações, diretor comercial e vice-presidente brasileiro de uma multinacional. Seu trabalho nunca foi uma obrigação, ao contrário, gostava tanto do que fazia que podia considerar seu ofício um hobby. Quando vai para a empresa, tem sempre a sensação que vai para se divertir. E hoje, tem a comodidade de brincar com os afazeres do dia-a-dia sem deixar de sempre estipular metas bem altas para ter que batalhar para alcançá-las. Afinal, o que vem fácil não tem muita graça! Com isso, ele conseguiu provar para si mesmo que não importam as dificuldades que a vida apresenta. O que realmente faz a diferença é a vontade que se tem de crescer.
* * *
Inclusão social
Fundado em 2003, o Instituto CSU, entidade voltada para responsabilidade social e ensino da CSU CardSystem, completa seu 5º aniversário neste ano. Como parte dos novos projetos, será lançado o curso "Montagem e Manutenção de Microcomputadores", para pessoas em busca de qualificação profissional. A carga horária será de 60 horas.
Para iniciar o programa, os interessados deverão fazer o curso de Introdução à Informática e Digitação no próprio Instituto. O objetivo é transformar o novo curso em parte da grade de ensino juntamente com as aulas de Introdução à Informática e Digitação, Word, Excel, PowerPoint e Access. Também serão ministradas palestras rápidas semanais sobre orientação profissional. O conteúdo envolverá dicas de como se comportar em entrevistas de emprego, orientações para elaborar um currículo, como se portar nas dinâmicas de grupo, ética, cidadania e a melhor forma de reagir ao se deparar com situações de desemprego.
Independente das mudanças, o Instituto CSU continuará oferecendo cursos gratuitos de informática e palestras de orientação profissional. Além disso, todos os participantes do projeto terão a oportunidade de participar dos processos seletivos do grupo CSU por meio do Projeto Crescendo com Você.



