Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carlos Nasser

Ascensão social

No mundo inteiro o fenômeno se repete. Agora, cada vez mais, com a globalização, a necessidade de se tornar uma personalidade e ao mesmo tempo obter independência financeira. Os jovens sonham mais e se imaginam próximos do sucesso, não medindo conseqüências futuras ao sair da normalidade que a sociedade apresenta.

Quem poderia imaginar que um jovem austríaco, treinando na garagem de sua casa, numa pequena cidade, afastado dos grandes técnicos e dos modernos aparelhos de musculação, viesse a se tornar Mister Universo e durante anos repetisse o extraordinário feito até ser chamado para atuar em Hollywood e virasse astro de primeira grandeza. E mais, depois do sucesso absoluto como ator, fosse escolhido governador da Califórnia.

Arnold Schwarzenegger foi reeleito para dirigir novamente a 7.ª economia do mundo. Alguém poderia imaginar uma carreira dessa? Ou apenas uma parte dela? Talvez a minha amiga Márcia Escorcin, com seu incrível e misterioso baralho de tarô. Mas aí o Arnold não acreditaria, estava além de sua imaginação. E aquele menino franzino de Três Corações, que engraxava sapatos para ajudar a família e jogava no BAC (Bauru Atlético Clube), num campinho, meio barro, meio grama, iria encantar o mundo fazendo 1.283 gols, tornando-se o rei do futebol. Quando Pelé foi para o Santos usava calça curta. À noite, sua mãe, ajudada pela tia, fez duas calças compridas de brim para ele poder viajar com seu pai Dondinho e Waldemar de Brito, que o descobriu. Aos 16 anos, Pelé estreou na Seleção Brasileira e não parou mais de fazer gols. Com 17 anos era campeão do mundo. Casos raros, raríssimos de sucessos fantásticos que relatei de memória. Personagens globais e históricos entre bilhões de seres humanos que acordam todos os dias em busca de um espaço quase inexistente. "Tudo é possível, apenas matematicamente improvável". Lord Acton, um gênio inglês, nos dá a frase definitiva sobre a trajetória da vida.

Escrevo com o coração partido, lembrando as fotos da linda modelo morta pelo próprio desconhecimento do corpo humano e de sua vontade em atingir um sonho difícil de se tornar vitoriosa em tão curto período de existência. São milhares na mesma situação e pouquíssimos no primeiro degrau da fama, numa longa escada quase interminável, como a muralha da China, ou o deserto egípcio que guarda as pirâmides milenares. "Não choverá nesta horta por séculos e séculos, até que Deus assim deseje." Está escrito em papiro encontrado próximo a Jerusalém, onde nasceu Jesus. A cada um o seu caminho. Por mim, comeria todos os dias nos melhores restaurantes de Paris. Hoje sei que meu corpo e meus costumes agüentam uma só refeição por dia. O resto são o que chamamos de lanches, refeições leves, com alimentos saudáveis. O corpo e a idade mudam os hábitos. Quando estou em Curitiba almoço no Spring próximo à pracinha do Batel. Tenho opções de saladas, legumes e assados. Faço o prato a meu gosto e dentro do que tenho lido nas recomendações científicas. À tarde, vou a Prestinaria, onde os pães de 7 grãos se equiparam aos alemães. Nunca deixo de tomar um iogurte magro pela manhã e comer frutas vermelhas. É uma luta contínua e sem tréguas. Apenas domingo saio da linha, afinal não sou espartano como o Affonso Camargo, que não come carne há 16 anos. Agora no Natal, vai tudo por água abaixo, inclusive já fiz um estoque de panettones italianos (Casa da França) e geléias do mundo todo. É época de vinhos brancos espumantes e de comemorações. Depois voltaremos a nos proteger.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.