• Carregando...

O orçamento das insti­tui­ções do "Sistema S" sempre esteve revestido da mais ab­­soluta transparência, es­­tan­do suas contas subme­tidas a rigoroso controle dos pode­res constituídos, in­­cluindo o Tribunal de Contas da União. É notória a importância histórica desse complexo sociocultural, educativo, recreativo e profissional dos brasileiros

Responsáveis pela realização de nobres atividades complementares às ações do Estado, as entidades que compõem o chamado "Sistema S", como Senai, Senac e Sesc, foram criadas e são mantidas pelos empresários há mais de 50 anos. São internacionalmente reconhecidas como de inexcedível importância para o bem-estar e a formação cultural e profissional de milhões de brasileiros.

Além disso, o orçamento dessas instituições sempre esteve revestido da mais absoluta transparência, estando suas contas submetidas a rigoroso controle dos poderes constituídos, incluindo o Tribunal de Contas da União. É notória a importância histórica desse complexo sociocultural, educativo, recreativo e profissional dos brasileiros. O mais importante: imune a politicagens.

O Sesc

Para exemplificar, fiquemos, com o S do Sesc, o Serviço Social do Comércio. Suas unidades, espalhadas de Norte a Sul do país, diariamente dão exemplos visíveis e palpáveis de seriedade com os compromissos assumidos em prol da coletividade, nas áreas médica, odontológica, educacional e cultural, além de incontáveis atividades sociais e de lazer, todas voltadas à integração e à valorização humana.

O programa de educação infantil do Sesc ganha destaque como a maior pré-escola do país. O "Terceira Idade", outro aplaudidíssimo programa, inspirado em experiências realizadas na Europa e nos Estados Unidos, vem ganhando aprovação popular desde sua criação, na década de 1960. Atende milhares de idosos inscritos. Nesse setor, dos mais sensíveis, destacam-se três projetos básicos: os centros de convivência, que oferecem atividades de lazer sociorrecreativas; as escolas abertas da terceira idade, com cursos e programas voltados ao esporte e à saúde; e a preparação para a aposentadoria – um serviço de apoio para os que enfrentam tão delicada mudança em seu cotidiano. Diversos outros projetos sociais, como o Mesa Brasil, revelam, a um só tempo, seu espírito de solidariedade para com os necessitados e o nível absoluto de credibilidade desfrutado entre os setores da indústria e do comércio.

As cores do Sesc estão espalhadas por todo o país. A se ter como exemplo o Sesc do Paraná, atualmente sob a batuta de Darci Piana e Dimas Fonseca, é indiscutível sua integração com a comunidade, graças a um constante processo de reengenharia administrativa e operacional objetivando a plenitude de sua missão voltada à qualidade de vida.

Com unidades operacionais presentes nas principais cidades paranaenses, o Sesc vem incrementando sua ação para o desenvolvimento sociocultural dos trabalhadores do comércio e de seus familiares, valendo-se inclusive de caminhões volantes com serviços odontológicos e de bibliotecas.

Indo além da simples geração de empregos, a organização contribui permanentemente para a melhoria do padrão de vida dos trabalhadores, com o propósito de atender relevantes necessidades da população, em busca de horizontes da maior dignidade humana. Crianças vivenciam uma sucessão de práticas lúdicas por meio do brinquedo, da imaginação, da criatividade e da alegria.

Jovens, adultos e idosos têm a oportunidade de utilizar o tempo livre de maneira enriquecedora e participativa, ampliando conhecimentos, relações interpessoais, convívio familiar, descoberta de novos interesses e perspectivas. Por meio da arte, em todas as suas formas de expressão, o Sesc exerce a função de sensibilizar para o belo, para o criativo e para o significado maior da dimensão humana. Os cursos de atualização profissional e pessoal, de habilidades especiais e artísticas, têm uma abordagem diferenciada que extrapola a informação dos conteúdos formais.

Na área da saúde, são desenvolvidas práticas e ações por meio das quais são difundidos conhecimentos e orientações preventivas e preservadoras de uma vida saudável. O esporte é considerado verdadeiro estímulo à participação e integração dos indivíduos, tendo como princípio o bem-estar social.

Em outras palavras, o Sesc, que é, reitere-se, mantido por seus idealizadores – os próprios empresários do comércio – desde 1946, é uma instituição nacional de educação e de assistência social cujo nível de excelência de seus serviços e a influência que exerce nos fatores psicossociais do nosso povo nos autoriza a dizer que sem ele o Brasil seria menos confiante, menos alegre e menos esperançoso.

No vão da jaula

Vai até o próximo dia 25 o prazo para que as pessoas físicas que aderiram ao parcelamento especial denominado Refis da Crise consolidem seus débitos no endereço da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) ou da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (www.pgfn.gov.br). Os sites contêm todas as instruções para o procedimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]