• Carregando...

Atendendo sugestões de leitores, incluindo contadores e demais profissionais que atuam na seara do fisco federal, a coluna se ocupou de uma breve análise crítica do novo sítio eletrônico da Receita Federal. Conforme dissemos naquela oportunidade – e aqui reiteramos –, a intenção dos técnicos pode ter sido das melhores, mas o resultado foi catastrófico.

Na opinião de vários auditores fiscais e analistas tributários, a inovação de fato complicou ainda mais a vida de milhões de contribuintes e cidadãos comuns. Ao contrário do que afirmam as autoridades superiores, sediadas em Brasília, ninguém até agora conseguiu assimilar onde está a alegada facilidade ou praticidade de acesso às informações e aos serviços disponibilizados aos súditos pelo referido sítio. De repente, tudo se complicou

Bem por isso, nosso comentário teve extraordinária repercussão dentro e fora da toca do Leão. Efetivamente, sem a exigência do mais tênue senso crítico, qualquer pessoa que tenha acessado uma só vez o site anterior constata, de plano de plano, que o novo visual da página perde pontos na questão de atrair o interesse dos consulentes.

De propósito ou não, a cara do Leão ficou mais encardida, quase sombria. Foi lambuzada de um azul-fralda-turvo-opaco, que cansa a vista dos mortais e não valoriza links importantes dos serviços disponibilizados, habitualmente visitados pelos súditos.

Indisponíveis

Coincidência ou não, chega a notícia, divulgada ontem dia 8, dando conta de que esse mesmo site ficará desconectado, totalmente fora do ar, durante o feriado de carnaval. A nota do Leão diz apenas isso:

"A Receita Federal reitera o comunicado de que durante o feriado do carnaval todos os serviços acessíveis pelo sítio da internet estarão indisponíveis. A parada técnica é parte da programação da área de tecnologia e foi motivada pela necessidade de manutenção elétrica para ativação da nova subestação elétrica no Serpro em Brasília."

Como se vê, algo esquisito está acontecendo na toca eletrônica do Leão. No mínimo, é estranho abandonar o contribuinte, especialmente pessoas físicas sedentas de informações, que tradicionalmente aproveitam esse período de folga para reunir papéis e documentos com vistas à elaboração da declaração de ajuste anual do IR.

Não bastando isso, o aviso da Receita é evasivo em relação à quantidade de dias que o Leão precisa para descansar. Note o leitor que o comunicado menciona "feriado de carnaval". Como somos brasileiros, não é exagero imaginar que essa folga se estende até o meio dia da quarta-feira de cinzas, embora saibamos que, oficialmente, o feriado de carnaval é só um dia, próxima terça-feira, dia 12..

Dure o tempo que durar, o prejuízo para os súditos será incalculável. Nem por isso deixaremos de consignar os votos de que a fera reapareça de cara limpa, menos encardido e, sobretudo, mais didático.

E viva o Zé Pereira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]