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 | Mauro Campos
| Foto: Mauro Campos
  • Experiência de 12 anos no setor imobiliário levou a consultora Adriana Samaan a escrever sobre o tema. Segundo ela, é preciso ousar na comunicação e criar identidade para as empresas
  • Cantora Lana Del Rey

Gustavo Selig (à esq.) e Normando Baú, respectivamente presidentes da Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-PR), na solenidade de abertura da 21ª Feira de Imóveis do Paraná, quarta-feira, no Expo Renault Barigui. O evento, que termina hoje às 20 h, reúne mais de 50 empresas do mercado e deve receber 40 mil visitantes.

Jogo imobiliário

Conhecer um empreendimento imobiliário jogando videogame é a boa pedida no espaço da Brookfield Incorporações na Feira de Imóveis. A interatividade atrai os visitantes. O game é uma corrida virtual pelos bairros do Portão, onde fica o residencial Update, e do Água Verde, localização do Younique.  

Nova fronteira

A Apolar Imóveis, que também está na Feira de Imóveis, acaba de abrir as portas de sua primeira franquia em Maringá. A expectativa é de crescimento acelerado. Além dos imóveis locais, a Rede Apolar leva aos maringaenses a facilidade de consulta e compra em todas as cidades onde a empresa tem franquias – mais de 70 no Paraná e em Santa Catarina.

Mar territorial

A Brasil Brokers Galvão patrocina o campeonato brasileiro da classe Lightning, que pela primeira vez será realizado em Guaratuba, no Litoral paranaense. Valendo como seletiva da equipe brasileira para o campeonato sul-americano na categoria, a competição deve contar com 60 velejadores nacionais e internacionais em 20 barcos. O evento será no próximo fim de semana na Escola de Náutica e Marinharia de Guaratuba.

Vem aí o AGVolks

Um grupo de estagiários da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais desenvolveu um novo conceito de veículo auto guiado usando a tecnologia interna da empresa. O robô do tipo AGV (Automatic Guided Vehicle) será implementado na linha de montagem no final do ano. Ele é utilizado para transporte e abastecimento de peças dentro da fábrica em um trajeto pré-definido, sem necessidade de operador. O modelo foi aprimorado pelos jovens como exercício de aprendizagem durante o estágio, com apoio e orientação dos engenheiros e técnicos da montadora.

O projeto recebeu o primeiro lugar no Programa de Reconhecimento de Estagiários da Volkswagen do Brasil.

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A gata e o jaguar

Quem estiver em Paris entre 29 de setembro e 14 de outubro pode curtir um programa que une paixão por carros, glamour e música envolvente. A cantora e compositora Lana Del Rey, nova garota-propaganda da Jaguar, vai participar do lançamento do novo modelo da marca, o F-Type. O esportivo da marca britânica será revelado no Salão de Paris.

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Capítulos inéditos

Adriana Siufi Samaan (foto) é da leva dos "novos curitibanos". Em 2003, a paulistana "da gema" escolheu a capital paranaense para viver, trabalhar e criar os filhos. Não quer mais ir embora. Diz que adora a cidade e, por conta da profissão, acredita que chegou no momento certo. Consultora em marketing e comunicação, especializada no mercado imobiliário, ela acompanhou de perto a evolução do segmento. Com a experiência acumulada em 12 anos no setor, Adriana escreveu Marketing Imobiliário em 10 Capítulos, no qual relata vários cases de sucesso. O livro foi publicado pela editora InVerso e lançado na Feira de Imóveis do Paraná, onde ela recebeu a coluna.

Do mercado de São Paulo para Curitiba, quais diferenças sentiu ao chegar?

Adriana Samaan – Muitas! (risos). Na minha área, havia tudo por fazer. Acredito que faltava, aqui, um olhar mais profissional sobre o mercado.

O que mudou?

AS – Evoluiu bastante. Quando cheguei, o foco era no produto para o cliente. Isso está mudando, pois o foco deve ser no cliente. Era preciso criar um olhar novo de marketing externo, fora do núcleo familiar que caracteriza muitas empresas de Curitiba.

A chegada de grandes construtoras e incorporadoras de São Paulo ajudou a mudar o cenário?

AS – Sim, provocou um amadurecimento do mercado local. Hoje, as construtoras daqui já se arriscam a fazer parcerias com as empresas de fora, por exemplo. E começam a lançar produtos mais personalizados.

Após a chamada "bolha", que veio atender a uma grande demanda reprimida, o mercado vive uma fase de ajuste. O que você recomenda neste momento?

AS – Esse ajuste é nos bastidores. A demanda continua existindo. É preciso que o marketing imobiliário se descole do macromovimento. Cada empresa deve enxergar seu caminho, construir identidade própria e fortalecer sua marca, tendo como base o seu DNA. Ainda há muitos clichês na comunicação. É preciso ousar, sem esquecer que o mercado local é mais conservador. Curitiba, mesmo com tanta gente de fora vivendo aqui, é realmente mais conservadora.

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