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 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O evento de inauguração do Neo Corporate, torre corporativa do complexo Neo SuperQuadra, no Centro Cívico, na última terça-feira, teve a presença do consultor Marcos Casado, que veio de São Paulo para falar sobre a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), conhecida como selo verde. Integrante do Green Building Council (GBC) Brasil e especialista em tecnologias sustentáveis para a construção civil, Casado detalhou as inúmeras vantagens para que construtoras e incorporadoras optem por erguer prédios verdes. O mercado está entendendo a mensagem: o Brasil ocupa hoje o 4º lugar no ranking mundial das certificações LEED. São mais de 2 milhões de metros quadrados construídos, colocando o país atrás apenas dos EUA, Emirados Árabes Unidos e China. O Paraná ocupa um honroso terceiro lugar entre os estados com mais empreendimentos em processo de certificação: dois prédios já receberam o selo e outros 40 – inclusive o Neo Corporate – estão em fase de certificação. Casado conversou com a coluna sobre a evolução do mercado da construção sustentável.

Há razões econômicas para optar pela construção verde?

Sim, porque esses empreendimentos alcançam maior valor. O metro quadrado com selo verde é 10% a 20% mais caro do que a média do mercado. Investidores já estão priorizando os imóveis certificados. Além disso, a operação de um prédio verde é mais barata, pois há economia de energia e reuso de água, entre outros vários itens inteligentes que geram economia.

É mais caro?

Hoje, uma obra sustentável custa entre 1% e 7% mais do que a convencional. Mas isso não é custo, e sim investimento. Além de ser uma decisão acertada, que faz bem para o planeta e para as pessoas, o imóvel tem maior valorização, como citei. Um empreendimento comercial certificado se paga após 3 a 5 anos de operação. O convencional leva de 5 a 10.

O setor está evoluindo no Brasil?

Muito. A primeira obra certificada, uma agência bancária na Granja Viana, em São Paulo, custou 30% a mais do que a média, em 2007. Não tínhamos uma gama de produtos, serviços e fornecedores adequados. Hoje há uma grande cadeia produtiva voltada para a construção verde, que cresce a cada ano.

Prédios verdes são somente comerciais?

Não, residências já estão sendo construídas. No ano passado, o GBC Brasil lançou um projeto para certificação de casas sustentáveis. Estamos com nove projetos pilotos em diferentes cidades brasileiras. Tivemos 27 projetos inscritos para esta fase, e a maioria veio de pessoas comuns, que querem construir uma casa sustentável. Além disso há hospitais, hotéis, indústrias e até museus certificados. A fábrica da Coca-Cola, construída em Fazenda Rio Grande, aqui na região metropolitana, é um exemplo.

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Parceria quente

Raquel Lima

Mais de 300 convidados participaram da degustação de vinhos orientada pelo sommelier e consultor da Porto a Por­to, Flavio Bin, no coquetel promovido pela construtora Laguna, em parceria com a Hotfloor Calefação Ambiente, na última terça-feira. O espaço do apartamento decorado do residencial EOS Barigui, com vista para o Parque Bari­gui e o bosque da Copel, foi cenário para o evento onde Bin discorreu sobre vinhos italianos. Na foto, Scheyla Cirue­los, diretora da Hotfloor, com o diretor-geral da Laguna, Gabriel Raad.

Três não é demais

A política de atenção e atendimento diferenciado da Auxiliadora Predial aos seus franqueados foi reconhecida mais uma vez na sexta-feira da semana passada, em São Paulo. A empresa recebeu o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), pela terceira vez consecutiva. Antônio Azmus, diretor da Predial, diz que a conquista da premiação mostra que a empresa está no caminho certo: os números da pesquisa de avaliação feita pela ABF indicam que os franqueados estão muito satisfeitos com a parceria. Com 60 lojas em quatro estados brasileiros, a Predial chegou ao Paraná em 2012.

Negócios à vista

A Ademilar Consórcio de Imóveis acaba de lançar o grupo de número 480, com créditos que variam de R$ 100 mil a R$ 200 mil. A primeira assembleia ocorrerá em maio. O novo grupo pode reunir até mil participantes e tem prazo de 200 meses. A Ademilar trabalha com parcelas reduzidas: o consorciado pode escolher pagar menos até ser contemplado. Depois, os valores são recalculados.

Planejados e bem iluminados

As lojas Todeschini Água Verde e Xaxim estão lançando o programa "Escolha Certa" para compradores de imóveis novos. Clientes da imobiliária Apolar que fizerem o seu projeto de móveis planejados em uma das duas lojas têm direito a uma negociação especial. Outro brinde é um projeto luminotécnico para o imóvel, assinado pelo escritório da designer Mônica Becker. O programa vale para imóveis comercializados pela Apolar em Curitiba e região metropolitana e também no litoral do Paraná. As duas lojas Todeschini fecharam parceria, também, com corretores da imobiliária Thá, para a apresentação dos produtos e do trabalho da marca, que atualmente está entre os maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina.

De ponta a ponta

Yi Lung Chi

Em festa realizada na noite da última quarta-feira, a urbanizadora Alphaville confirmou o dia 4 de maio para o lançamento oficial de seu empreendimento em Ponta Grossa. Mais de 500 convidados compareceram ao evento, na sede campestre do tradicional clube Ponta Lagoa. Isabella Francisco, gerente comercial da empresa, lembrou que o Paraná é o segundo estado com maior número de projetos da companhia, atrás apenas de São Paulo. O estande de vendas, na altura do número 2000 da rodovia que liga a cidade a Castro, começa a atender clientes a partir da data do lançamento do Terras Alphaville Ponta Grossa.

Guia no mundo das cores e texturas

Vinicius Lima

A empresária Danielle Pierre está somando seus conhecimentos como arquiteta à variedade de produtos que oferece na Arte Prima, loja especializada em revestimentos de alto padrão. Quem busca novidades e lançamentos em pastilhas de vidro, pedras, metais, ladrilhos hidráulicos artísticos e azulejos diferentes conta com o atendimento personalizado de Danielle. Os clientes da Arte Prima recebem consultoria gratuita da profissional para escolher o produto mais adequado, com indicação dos materiais ideais para as necessidades dos ambientes e dicas sobre aplicação e manutenção dos revestimentos.

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