• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Há vinte anos Ilso Gonçalves comanda uma empresa que cresceu seguindo a receita do "devagar e sempre". Ao lado da esposa, Cláudia Gonçalves, o empresário tornou a JBA Imóveis conhecida pela forte atuação no segmento de sobrados. Mas o casal foi além. A imobiliária diversificou a atuação e hoje, com 4 lojas em Curitiba – nos bairros Jardim das Américas, Água Verde, Boqueirão e Boa Vista – trabalha com apartamentos, casas em condomínios fechados e terrenos, inclusive em municípios da Região Metropolitana. Mais de 1,5 mil imóveis estão em carteira. Gonçalves falou à coluna sobre sua história e visão de mercado.

Como está dividida, hoje, a carteira de produtos?

Sobrados continuam sendo nosso forte. Temos produtos novos e usados: em média são mil sobrados, 200 terrenos e outros 400 produtos entre apartamentos e residências.

Como foi o começo?

Abri uma imobiliária em 1993 no Jardim Botânico com um sócio. Após seis meses ele saiu da sociedade, e no ano seguinte fui para o Jardim das Américas. Em 1996 minha esposa veio para a empresa como administradora. O Jardim das Américas era uma região que apresentava potencial, com espaço para construção, muitos terrenos vazios, então surgiu a vocação para os sobrados. Hoje o bairro está bem estruturado e tem a vantagem de ser próximo do Centro, mas pode crescer e ganhar mais serviços para seus moradores.

E a abertura das lojas?

Segui a premissa de estar próximo dos clientes onde há potencial e demanda. A loja do Água Verde, por exemplo, aberta há um ano e meio, surgiu em função do aumento de construções de edifícios residenciais, por isso ali focamos em apartamentos, mas também atendemos o mercado de sobrados em Santa Felicidade e Ecoville.

O curitibano gosta de morar em casa?

Sim, sempre há procura, mesmo com a oferta de muitos apartamentos novos na cidade. As famílias prezam a questão do espaço e metragem – em um sobrado, o comprador paga pelo metro quadrado que efetivamente será dele. O custo do condomínio costuma ser baixo e os bairros onde atuamos estão estruturados, com escolas, bancos, supermercados e lojas.

Como passaram pelas crises?

Enxergamos as crises não como dificuldades, e sim como oportunidades e momentos para melhorar. Nunca recuamos: a empresa precisa se adaptar às mudanças do mercado e atender cada vez melhor o cliente.

* * * * *Luz, espaço e liberdade

Pablo Contreras

O apartamento decorado do Soul Batel Soho, com projeto de design de interiores de Juliana Longo Raad, está aberto para visitação na própria obra. A unidade, no 5º andar do edifício, estimula os sentidos de proprietários e potenciais compradores do empreendimento, que será entregue em outubro de 2014. A sensação de amplitude proporcionada pelo apartamento, que tem living com pé-direito de mais de 5 metros e janelas em pele de vidro, é única.

Setor imobiliário é o foco

Jornalista e comentarista de economia da rede Globo, Mara Luquet é responsável pela curadoria da Expo Money 2013. Com o desafio de despertar a nova classe C para a importância do planejamento financeiro, Mara reformulou o conceito do evento, que passa a utilizar como conteúdo principal o mercado imobiliário. Questões sobre como adquirir a casa própria, se existe "bolha" e investimento em fundos imobiliários serão abordadas. Passando por 9 capitais brasileiras, a ExpoMoney inicia o circuito em Curitiba, dias 12 e 13 de abril na Expo Unimed.

Parceria do bem

 O programa "Escola da Produção", parceria da MRV Engenharia com a prefeitura de Curitiba, está em destaque no Guia de Boas Práticas em Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. O projeto oferece capacitação profissional para as comunidades vizinhas de obras, formando trabalhadores para construção civil e ajudando a suprir o apagão da mão de obra do segmento. Até agora, mais de 800 pessoas foram qualificadas, e desse total, mais de 190 estão contratadas pela própria MRV.

Novos em folha

Gerson Lima

No evento de apresentação das novidades que o Espaço Impermix acaba de receber na loja, as arquitetas Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn conferem produtos das coleções 2013 de revestimentos Portinari e Tecnobancadas.

Busca facilitada

A Ademilar Consórcio de Imóveis conta agora com uma assessoria imobiliária dentro da sua matriz, em Curitiba. Clientes contemplados da empresa e também externos podem efetuar a compra de imóveis em todo o Brasil através do novo setor. O serviço facilita a vida dos consorciados da Ademilar que estão com a carta de crédito em mãos e à procura de um imóvel.

Decoração em cliques

Está no ar o primeiro site curitibano de busca de móveis e decoração de alto padrão. O Design in House soma a praticidade da internet à qualidade das melhores lojas do segmento. Dá para comparar produtos, conhecer showrooms, criar listas de decoração, casamento ou open house e ficar por dentro dos últimos lançamentos, já que novos produtos chegam à página semanalmente.

Valorização do setor

Divulgação

A solenidade de posse da gestão 2013-2015 do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR), dia 21 de março no restaurante Madalosso, teve a presença do o governador Beto Richa e do deputado Leonaldo Paranhos, homenageados com a comenda "Gralha-Azul". O presidente do Creci-PR, Admar Pucci Junior (primeiro à esq.), e o presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva – na foto entre o governador e o deputado –, destacaram o empenho dos políticos na valorização dos corretores de imóveis profissionais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]