• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Swell Construções e Incorporações tem bases firmes. Uma palavrinha simples se esconde atrás do quadro positivo: família. Não por acaso, a empresa funciona na casa da família Pissetti, no bairro Campina do Siqueira, onde os irmãos Leonardo, Vanessa e Thiago passaram a infância. Hoje o trio se encontra ali, diariamente, para trabalhar: são os engenheiros Leonardo e Thiago e a administradora Vanessa quem comandam a companhia fundada pelo pai em 1982. Os trinta anos de atuação em constante crescimento se fundamentam em posicionamento bem focado e no firme controle organizacional. A construtora atua em nichos e regiões específicas, lançando empreendimentos em ritmo cadenciado – porém cada um é muito bem planejado. A empresa vem mantendo, assim, bom desempenho em vendas, mesmo no cenário de grande quantidade de oferta de imóveis novos. Leonardo e Vanessa conversaram com a coluna sobre o momento atual.

Quantos edifícios estão em construção?

Temos três, todos residenciais: o Prime Class, no Água Verde, o Manchester, no Cabral, e o Ucrânia, no Champagnat, em frente à praça de mesmo nome. No total, nesses trinta anos, somamos 37 empreendimentos. Nunca atrasamos obras – pelo contrário, conseguimos até entregar antes do prazo.

Houve retração nos últimos dois anos?

Nossa projeção de lançamentos duplicou de 2011 para 2012, com volume geral de vendas também duas vezes maior. Para 2013, a expectativa é manter o ritmo de vendas. O Ucrânia Residence, por exemplo, lançado em dezembro, já está 30% comercializado.

Como obter esse desempenho em uma fase com tantas ofertas no mercado?

Cada empreendimento nosso é muito bem estudado e planejado antes do lançamento. Nunca demos passo maior do que as pernas. Por sermos uma empresa de capital fechado e com gestão profissional, conseguimos atender muito bem a demanda por moradias, trabalhando com projetos exclusivos e em bairros específicos.

Os irmãos não brigam?

Trabalhamos em harmonia e temos objetivos em comum. Nosso pai, hoje em outra atividade profissional, deixou muito forte na empresa a questão de cultivar valores e nos mantermos unidos. Também, como família, sabemos nos adaptar às diferentes fases do mercado.

* * * * *Elegância em mármore

Silvio Aurichio

A arquiteta Anne Caroline Taborda escolheu mármores Michelangelo para valorizar a sala de banho da suíte presidencial do Bourbon Curitiba Convention Hotel. A remodelação do ambiente, concluída recentemente, seguiu o conceito de elegância e sofisticação, especialmente nos revestimentos. Uma das paredes foi revestida com cerâmica folheada. Para harmonizar com o material nobre, a escolha foi pelo mármore branco Pigues da Michelangelo para o piso e a bancada do espaço.

Entre as maiores

Fábio Nogueira

O diretor do Grupo Plaenge, Evaldo Fabian esteve em São Paulo para receber o prêmio do Ranking ITC – principal levantamento nacional sobre volume de obras de construtoras brasileiras. A Plaenge ficou entre as dez maiores construtoras do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, figurando também como a maior do Sul e a maior de capital fechado do país.

Dez anos à frente

Daniel Derevecki

Diante de uma plateia lotada no auditório da UniBrasil, o presidente da Renault, Olivier Murguet, destacou recentemente a preocupação da montadora com a redução da emissão de poluentes. Ele afirmou que os veículos elétricos precisam de novas regras de incentivo fiscal no Brasil, pois os encargos fiscais praticados atualmente inviabilizam a comercialização. Na Europa, a Renault é uma das montadoras que mais apostam na mobilidade elétrica: a empresa investiu 1 milhão de euros para desenvolver a tecnologia e tem hoje quatro modelos comercializados em países europeus: Fluence, Kangoo, Twizy e Zoe. "No Brasil, esse modelo é ainda mais interessante porque mais de 80% da energia elétrica é limpa, produzida por centrais hidroelétricas", ressaltou. "Gostaria que fosse em breve, mas nossa expectativa é que daqui a dez anos os carros elétricos sejam realidade aqui também".

Consumo nos bairros

É da Berlin, agência curitibana de pesquisas em tendências, o estudo sobre valores e percepção dos moradores de bairros próximos ao futuro Shopping Atuba, da Mendoncino Participações. A pesquisa mostra que nos bairros Santa Cândida, Bairro Alto, Boa Vista, Atuba e Bacacheri, e também no município de Colombo, os moradores esperam um shopping com mix variado de lojas, especialmente de departamentos, além de equipamentos para recreação infantil, consultórios médico-odontológicos e serviços. A segurança surgiu como um aspecto bastante valorizado pelos entrevistados.

Em fase de realização de projetos complementares de engenharia, o empreendimento também movimenta os trâmites finais do alvará de construção na prefeitura de Curitiba.

Ambientes assinados

A Casa Cor Paraná deste ano, que acontecerá em agosto, conta com a Utilizzare Móveis entre os apoiadores da mostra. A empresa fornecerá móveis para o ambiente assinado por Hellen Giacomitti e também no de Fernanda Rocha Loures, com peças das linhas Commerciale, Residenza, UzzoEco e Exclusive. Alguns itens serão desenvolvidos especialmente para os espaços.

Para elas

Estão abertas as inscrições para o curso "Mulher Empreendedora e os Negócios Imobiliários" do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi) e Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab). As aulas acontecem a partir de amanhã e vão até quarta-feira, dia 20, com um turno pela manhã e outro à noite. O objetivo do curso, diz a especialista e professora Raquel Vaz, é aprimorar os comportamentos empreendedores, principalmente no estabelecimento de metas, planejamento e visão de oportunidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]