• Carregando...
 | Henry Milléo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

O advogado curitibano Giuliano Gobbo (foto) é sócio majoritário de um dos principais escritórios do Brasil com foco em Direito Imobiliário, área na qual se especializou. É, também, presidente da comissão da OAB-PR sobre o assunto. Além da expertise na legislação do setor, Gobbo demonstra bom faro para os negócios: acaba de abrir uma empresa de consultoria em Miami, a Gobbo Consulting, para atender brasileiros que estão adquirindo casas e apartamentos na região da Flórida.

Qual o objetivo da consultoria?

Deixar o cliente confortável com seu investimento. Muitos brasileiros estão investindo em imóveis em Miami, seja para uso próprio ou para obter renda com a locação, mas a legislação americana é completamente diferente da nossa. Os contratos chegam a ter vinte páginas, com termos específicos que as pessoas desconhecem. Esses compradores, somente com a orientação do corretor, podem se prejudicar sem uma assessoria especializada no atendimento ao estrangeiro. O objetivo da minha empresa é dar tranquilidade a esse comprador, para que o investimento seja feito da melhor forma, e de maneira correta, sem deixar dúvidas. Há questões como tributação, por exemplo, que precisam ser bem compreendidas.

A fase de recessão no mercado imobiliário americano acabou de vez?

Totalmente. A economia dos EUA está em crescimento e o setor imobiliário vive grande expansão. Miami, hoje, está em obras. Há construções comerciais e residenciais por todo lado. Certas áreas aparecem na preferência dos compradores, pela localização e estrutura oferecidas nos condomínios.

Vale a pena comprar para investir na locação?

Sim. Se a pessoa deixar o imóvel para locação anual, o valor do aluguel pode cobrir a prestação. Quem compra para usufruir do imóvel também pode alugar, em períodos, para locação por temporada, e obter renda. A assessoria pode trabalhar também na administração desses imóveis.

Muitos curitibanos estão comprando em Miami?

Sim. Inclusive há empresas daqui, como construtoras, que estão abrindo filial em Miami para atuar lá também. Muitas famílias estão se dividindo entre Curitiba e a Flórida, ou preparando uma mudança definitiva para lá. O brasileiro é o segundo maior público comprador de imóveis em Miami.

Como será sua atuação?

Vou me dividir entre as atividades do escritório no Brasil, e a consultoria em Miami. Lá, fiz parceria com advogados locais, para que a assessoria funcione de forma correta. Tenho mestrado em Finanças, que cursei em Ohio, mas também vou fazer um mestrado em Direito Imobiliário em Miami. Conheço e estudo bastante a legislação norte-americana e pretendo me aperfeiçoar.

* * * * *

Cada cliente é uma estrela

Os compradores do La Place, da incorporadora Partilha, estão recebendo as chaves do imóvel de forma especial. Cada entrega de apartamento é um evento personalizado, com direito a cortinas descerradas, apresentação dos benefícios do condomínio e champagne francês. Os novos moradores do residencial na Avenida Iguaçu são atendidos de forma individual e em dias diferentes. O empresário Rubens Sanchotene é um dos clientes que recebeu seu apartamento em visita guiada por Georgiana Bassani, gerente de atendimento da Partilha.

Conexão Curitiba-Alemanha

Maurício Beira da Silva e Syonara Thomé, da Construtora Greenwood, receberam nesta quarta-feira o gerente de marketing Gustavo Campos e o engenheiro Christian Schell, executivos da indústria alemã Schüco (à dir.), e o engenheiro Luiz Roberto Coraiola, proprietário da Alubauen (à esq.), empresas parceiras da construtora curitibana. A Schüco é uma das maiores fabricantes do mundo de esquadrias e sistemas para janelas, portas e fachadas, e a Alubauen é a indústria paranaense credenciada pela indústria alemã para o Sul do Brasil.

Novidades em vitrine

As arquitetas Carla Ribas, Camilla Mota, Lisiê Tavares Pissetti, Pauline Moraes e Bárbara Penha conheceram os produtos da Harmony Louças e Metais durante o coquetel que apresentou a profissionais de arquitetura e decoração seu programa de relacionamento e também a nova vitrine da loja, projetada pela decoradora Mônica Becker.

Sob medida

Foi construído em menos de seis meses, pela DCL Real Estate, o novo atacarejo da Adega Brasil, em Pinhais. Com 3,5 mil m², o empreendimento, que recebeu investimento de R$ 6 milhões, tem arquitetura moderna e oferece ambientes sofisticados, como a adega climatizada. A edificação foi feita pelo sistema Built to Suit (construção sob medida), formato de locação em que o cliente especifica itens da obra. A DCL constrói prédios sob medida para grandes clientes no Paraná e em Santa Catarina desde 2005.

Acelerando para 2015

A Porto Camargo Construtora e Incorporadora fecha 2014 com um crescimento de 34%, índice superior ao registrado no ano anterior. Para 2015, a expectativa é diversificar a prestação de serviços e manter performance positiva, como resultado de um planejamento de longo prazo. Já no primeiro semestre, a Porto Camargo entrega três empreendimentos residenciais e inicia as obras dos edifícios Maranhão, Santorini, Studio, Michelângelo e também do Studios da 13, primeiro empreendimento do Paraná projetado com o sistema BIM 5D.

Com chave de ouro

A Asssociação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Paraná promove uma grande festa amanhã, no restaurante Mezza Notte, para celebrar o final do ano com nova diretoria, 13 empresas colaboradoras e 72 escritórios associados.

Para surpreender

A arquiteta Tatielly Zammar, que em 2014 teve sua primeira participação na Casa Cor Paraná e ganhou o prêmio de projeto com o melhor aproveitamento de espaço, acaba de fechar parceria com a loja Baby Dreams para o evento de 2015. Tatielly promete criar um quarto infantil fora do padrão, com novidades inspiradoras.

Shopping de design

O arquiteto curitibano Dalton Vidotti esteve em São Paulo para conferir os resultados do projeto assinado por ele para o CasaOutlet, um complexo de lojas de decoração localizado em Taboão da Serra com mais de 25 mil m², que reúne marcas conceituadas do mercado de artigos para o lar e escritório, como um shopping de design. Com 91 lojas de alto padrão, o empreendimento já tem 25 em operação.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]