Formado em administração pela FGV-SP, há dois anos Tiago Fontoura resolveu mudar de área e descobrir o universo gastronômico. Fez o curso de boulangerie no Centro Europeu, encontrou um amigo também disposto a empreender e, com ele, está prestes a abrir a focacceria Bocca Lupo, na Rua Comendador Araújo. A convite da coluna, o empreendedor de 29 anos visitou a Casa Cor PR 2015 e faz sua análise da mostra.
Para Tiago, o tema da brasilidade, proposta da Casa Cor para este ano, está presente no Cocktail Bar e Mezanino: Tributo a Sergio Rodrigues, da arquiteta Carolina Rousseau. “O design e os materiais que Rodrigues usou para criar têm a identidade do Brasil, essa proposta mais relax e casual, com o jeito brasileiro de ser. Eu adoraria ter uma poltrona Mole na minha futura casa”, diz.
A sustentabilidade, outro conceito da Casa Cor 2015, transparece no próprio local escolhido para receber a mostra, A Fabrika, uma antiga fábrica transformada em local de convivência e ambientes de trabalho, observa Tiago. Ele admirou a arquitetura de renovação do espaço, que preservou as características originais da construção industrial e modernizou o imóvel.
Também na Recepção e Praça Gourmet Arauco, de Renata Pisani e Ana Augusta Lupion, o empresário percebeu a proposta da sustentabilidade, aliada ao design, conforto e elegância. “É um ambiente onde dá vontade de ficar. É bacana e despretensioso, mas muito elegante, com o mobiliário, as plantas e a fonte criando uma sensação de aconchego”.
O Studio Miami Beach, assinado pela arquiteta Carla Kiss (foto), surpreendeu Tiago Fontoura. “Não é exatamente o estilo de decoração que eu curto, sou mais minimalista. Mas ao entrar, consegui me ver morando naquele local. É incrível o trabalho de aproveitamento e disposição do espaço em tão pouca metragem, pois ali tem tudo que uma pessoa precisa, e com estilo”.
O Living com Lareira, de Mauricio Pinheiro Lima e Carla Mattioli, encantou o empresário pelo bom gosto e pela maneira como os criadores do espaço escolheram, distribuíram e equilibraram os objetos, móveis e obras de arte de forma harmônica e esteticamente impecável.
Para Tiago, o ponto baixo da mostra é a quantidade de peças em alguns ambientes e a forma como estão colocadas. “Espaços que têm muitos objetos, tapetes, luminárias enormes e cortinas me trazem sensação de excesso. Não vejo sustentabilidade nem praticidade nisso”, observa.
Evento no Espaço Prime
Nesta quarta-feira, dia 15, o Espaço Prime Collection by Cyrela, no Batel, recebe o evento de lançamento do e-commerce da Doudou, que terá móveis, iluminação, objetos de decoração, enxoval e brinquedos que reúnem conforto, segurança e design para mães e bebês. Maria Cláudia Slaviero Cassou Guerios, proprietária e idealizadora da Doudou, vai receber os convidados, que poderão conhecer três ambientes montados no espaço da Cyrela, incluindo oficina de bonecos e contação de histórias para os pequenos.
Bate-papo com o Urbenauta
Também na próxima quarta-feira, às 11 h, o Grupo Gonzaga promove um encontro on-line com o jornalista Eduardo Fenianos, o Urbenauta. Será uma videoconferência na qual se pode utilizar a área de bate-papo por texto, vídeo e áudio. Autor de mais de 60 livros, Fenianos já percorreu todas as ruas da capital paranaense e conhece muito bem a cidade. Para participar do bate-papo e conhecer histórias e curiosidades de cada bairro de Curitiba, basta se inscrever pelo site do Grupo Gonzaga, no link Quero Morar em Curitiba.
Longe da crise 1
O cenário de inflação em alta não tem prejudicado os índices positivos da Construtora e Incorporadora Laguna. Das 32 unidades do Mai Home, apenas dez estão disponíveis para comercialização. Diferenciais da Laguna, como o projeto que alia conforto e sofisticação com tecnologia, sustentabilidade e acabamentos em alto padrão, têm garantido público comprador. O Soul Batel Soho foi entregue em dezembro de 2014 totalmente vendido, e o EOS Barigui, que será entregue no ano que vem, tem apenas três unidades disponíveis.
Longe da crise 2
Também passando longe da crise, a Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário registrou um crescimento de 16% no primeiro semestre de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado. O índice é o resultado do total de créditos comercializados no Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo. Até dezembro, a administradora paranaense estima um crescimento de pelo menos 10% na comparação com o balanço dos 12 meses de 2014.