• Carregando...

Nesta semana relembramos a colossal derrota da seleção brasileira perante a alemã no Mineirão – o traumático “Mineiraço”. Fato que será lembrado até o fim dos tempos, com amargor, mas também com o bom humor típico do brasileiro. Você sabe que o mundo dos esportes tem muito a ensinar ao dos negócios, e nesse caso não é diferente. A vitória alemã foi uma consequência de um trabalho minucioso, bem planejado e executado, dedicado à toda clássica preparação de futebol, mas também por práticas de inteligência e uso eficaz de informações “de mercado”.

Na época o Estadão publicou matéria com o título “Tecnologia é arma poderosa na luta pelo tetracampeonato”, onde mostrava como a seleção alemã se apoiava em tecnologia e em inteligência para coletar dados e informações sobre si própria e sobre seus adversários, de modo a preparar-se de forma diferenciada para cada um deles. Eles apuraram, por exemplo, que a defesa brasileira tinha dificuldades quando atacada em velocidade, e assim o fizeram. O resultado nós sabemos!

  • A vitória alemã foi uma consequência de um trabalho minucioso, bem planejado e executado;
  • Com o domínio de indicadores como passes certos e números de chutes a gol, eles buscavam seu aprimoramento;
  • Outro aspecto da abordagem alemã foi democratizar o acesso às informações, aliado com uma apresentação simples.

Coleta e análise de informações a partir de um foco

O foco da equipe alemã era ser tetracampeã do mundo, e o seu? A partir desse foco, eles utilizaram a tecnologia para coletar, processar, analisar e dispor de uma quantidade enorme de dados – estatísticas de treinamentos e jogos – sobre cada jogador e a equipe.

A análise baseada em dados factuais, e processada com riqueza de detalhes e cruzamentos, permitiu monitorar e sugerir melhorias concretas para o desempenho de cada atleta e da equipe, com a sofisticação disso ser adaptado a cada tipo diferente de adversário, e trabalhado a cada jogo.

De modo simples, com o domínio de indicadores como passes certos e números de chutes a gol, eles buscavam seu aprimoramento, assim como você pode, por exemplo, monitorar a assertividade de suas propostas comerciais a clientes, ou suas entregas com pontualidade. Quanto melhor você conhecer isso, maiores chances terá de aprimorar seu desempenho perante o cliente, dificultando a entrada de concorrentes.

Uso eficaz de informações para planejar e agir

Outro aspecto da abordagem alemã foi democratizar o acesso às informações, aliado com uma apresentação simples. Os atletas tinham acesso direto às informações, através de seus dispositivos móveis, e não dependiam de que alguém as apresentasse. Podiam buscar melhoria imediata em seu desempenho individual.

Da mesma forma, você em seu negócio pode eleger um conjunto pequeno de indicadores que considera cruciais para atingir seus objetivos (foco) – 2 ou 3 no máximo – e manter a todos informados da forma mais rápida e simples possível. É claro que haverá o momento de pensar no conjunto, e não somente no indivíduo, e para isso está convocado o seu papel como gestor.

Tudo isso requer disciplina, pois conhecer profundamente a si mesmo e ao adversário não é algo que se consiga sem muito esforço. Mas resultado é recompensador – eles que o digam!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]