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Nas vésperas do Dia das Mães, todos os filhinhos do país tem um especial desafio à frente, que é presentear a mamãe dentro do concorrido orçamento da família. No último dia 28, a Gazeta do Povo informou que a intenção de consumo dos paranaenses é a mais baixa dos últimos cinco anos, com base em pesquisa encomendada pela Fecomércio-PR. Mesmo assim, a mesma instituição afirma que 78% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Mães. Olhando para o cenário nacional, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o último mês de abril, mostra um recuo de 20,1% comparado com abril de 2014. Só mesmo as mães para fazerem um milagre e estimular um pouco de consumo em épocas tão difíceis.

Índice de Confiança do Consumidor

A última pesquisa divulgada pela FGV mostra que o ICC teve um pequeno avanço de 3,3% entre março e abril, embora seja insuficiente para caracterizar uma mudança de tendência, que é de queda vertiginosa desde meados de 2012. Em abril último o índice chegou a 85,6 pontos, enquanto a média dos últimos cinco anos fica na casa de 113,4 pontos. Segundo a instituição, a confiança do consumidor continua em nível extremamente baixo em termos históricos. A edição de abril de 2015 coletou informações de 2.197 domicílios entre os dias 1º e 22 de abril, e a próxima divulgação da Sondagem do Consumidor ocorrerá em 26 de maio, cujo acompanhamento é de grande importância para os negócios, devido a seu caráter preditivo sobre a tendência de consumo e expectativas do consumidor.

  • A confiança do consumidor continua em nível extremamente baixo em termos históricos
  • 78% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Mães.
  • Itens de vestuário são a preferência de 41% das pessoas, seguido por perfumes e cosméticos com 33%.

Consumo no Dia das Mães

Mesmo com a confiança abalada, o consumidor não deixará de presentear as mães. Apenas 2% dos paranaenses não sabem se comprarão presente ou não, enquanto 78% afirmam que comprarão algo. Os outros 20% são formados por aqueles que não tem a quem presentear, segundo sondagem da Fecomércio-PR. Entretanto, não é difícil prever que o valor dos presentes será menor do que nos anos anteriores. Cerca de 86% dos entrevistados afirmam que comprarão presentes mais baratos e 66% afirmam que o valor deve ficar na faixa entre R$ 50 e R$ 100. E já foi o tempo que presente de mãe eram utensílios domésticos, sendo que apenas 8% das pessoas pretendem comprar presentes nessa linha. A preferência vai para itens de uso pessoal, como o vestuário, que é a preferência de 41% das pessoas, seguido por perfumes e cosméticos com 33%. A sondagem da Fecomércio-PR ouviu 350 consumidores entre os dias 9 e 25 de abril.

Durante esse ano de 2015, que apresenta um cenário de negócios tão difícil e desafiador para qualquer profissional preocupado em alavancar suas vendas, vale a atenção ainda mais especial com as datas comemorativas, dentre as quais o Dia das Mães figura entre as mais importantes. Assim, a criatividade para elaborar uma oferta atraente ao consumidor irá fazer a diferença para aproveitar esse momento de maior abertura ao consumo, o que tem sido cada vez mais raro nos últimos meses e deve seguir com essa mesma tendência para os próximos.

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