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Pontos de destaque

• Curitiba é um importante centro para o mercado de luxo no país.

• 5,8% da população da Grande Curitiba pertencem à classe A.

• 27% da classe A faz pedido de comida por telefone.

Na semana passada, abordamos oportunidades de negócio em nichos de mercado, utilizando o exemplo das mulheres na melhor idade em Curitiba. Para continuar apontando oportunidades de negócio, hoje destacamos o mercado de luxo, que tem merecido atenções especiais nos últimos anos, devido ao aumento de renda da população.

Curitiba destaca-se pelo seu elevado consumo per capita anual, que a coloca em 3º lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de Florianópolis e Porto Alegre. E quando o assunto é expansão de grandes marcas de luxo, Curitiba é a 3ª cidade mais citada, dessa vez ficando atrás apenas de Rio e São Paulo.

Em Curitiba o mercado de luxo passa pelos setores imobiliário e automotivo, onde a cidade ocupa lugar de destaque no investimento de empresas desses segmentos. Percebe-se a construção de imóveis de alto padrão, com mais sofisticação em itens de segurança, comodidade e bem estar, enquanto as marcas de carros de luxo lançam novas lojas e veem suas vendas mensais fazendo frente ao mercado de São Paulo.

Público do mercado de luxo

A classe A da Grande Curitiba corresponde a cerca de 5,8% da população, onde 47% das pessoas têm acima de 40 anos, e 46% são casados, o que dá uma noção do público potencial desse mercado. Mas não se pode esquecer que itens de luxo em segmentos mais ligados ao dia-a-dia, como vestuário e calçados, eletrônicos, decoração e alimentos, também são alvo das outras classes econômicas, devido às suas aspirações de consumo.

A renda familiar da classe A de Curitiba é cerca de 153% superior à média da população, o que traz como consequência gastos mensais também acima da média. Por exemplo, gastam 88% mais em supermercado, 42% mais em compras pela internet, e 33% mais em shopping centers.

Hábitos de consumo e lazer

Uma forma de identificar boas oportunidades de negócios ligados ao mercado de luxo, é compreender alguns hábitos dessa classe A. Entre os principais hábitos de lazer estão ouvir música, jantar fora e ir à praia, nessa ordem, mas também costumam frequentar shopping, fazer caminhadas, assistir filmes, ler livros no fim de semana e cozinhar. Cerca de 85% desse público declara que pretende viajar pelo Brasil no próximo ano, e 29% também pelo exterior. A comodidade é um item relevante, verificado pelo fato de 27% das pessoas da classe A fazerem pedido de comida pelo telefone.

Mesmo que você não atue diretamente nos segmentos citados, é interessante perceber esses movimentos e as oportunidades naturais. Afinal, quem compra imóveis e automóveis de alto padrão, necessita de uma série de outros produtos e serviços para acompanhar esse belo pacote.

Fontes pesquisadas: Site Mais Sortimentos; Abep; Estudos Marplan; Brasil em Foco 2014; Pesquisa "O Mercado de Luxo no Brasil" da MCF Consultoria e Grupo GFK.

Sandro Gomes é sócio-diretor da CrossVision – Consultoria e Assessoria em Gestão de Negócios e Marketing

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