• Carregando...
Layton, Luke e a máquina do tempo que está no coração da trama: jogo atraente e cheio de quebra-cabeças | Divulgação
Layton, Luke e a máquina do tempo que está no coração da trama: jogo atraente e cheio de quebra-cabeças| Foto: Divulgação

Ficha técnica

Professor Layton and the Unwound Future

- Plataforma: Nintendo DS

- Produtora: Level-5

- Categoria: Quebra-cabeça

- Preço: R$ 149

- Pró: Um das séries mais originais da geração

- Contra: Sem grandes inovações

O Nintendo DS é provavelmente o videogame com jogos mais diversificados que já existiu. Não se foca apenas em games clássicos. Na sua imensa biblioteca, a maior já lançada, o jogador encontra de tudo, desde coisas imbecis mal feitas (e existem milhares de programas sem sentido para o portátil) até produtos de primeira linha, que, mesmo com poder gráfico baixo, se destacam entre os melhores jo­­gos da geração. Mas uma das ca­­rac­terísticas que mais comove este colunista é a quantidade de títulos feitos especialmente pa­­ra treinar o cérebro. Os mais co­­nhe­­cidos são Brain Age e Big Brain Academy, com uma coleção ex­­celente de exercícios para manter a cabeça mais esperta. E ainda tem os jogos educacionais que ensinam o jogador vários idiomas, matemática, cozinhar e, vejam só, até arrumar o jardim.

Os exemplos acima são, na maioria das vezes, jogos simples, construídos para serem usados diariamente durante um determinado tempo. O jogador pode começar num nível com quebra-cabeças básicos e ir evoluindo conforme seu desempenho. Com o uso, o programa vai gerando relatórios que de­­monstram os "avanços cerebrais". Melhor ainda são os ga­­mes que misturam uma generosa dose de desafios com uma narrativa mais fluída, dando um conjunto lógico para os exer­­cícios mentais. Este é o caso da série Professor Layton, um dos melhores jogos desta geração, que chegou à terceira aventura no mês passado.

Em Professor Layton and the Unwound Future, o jogador acom­­panha a história do protagonista Professor Layton, uma espécie de Sherlock Holmes mui­­to mais carismático, e de seu fiel ajudante Luke, que tenta aprender tudo e seguir os passos do mestre. Como nos dois capítulos anteriores, é preciso desemaranhar uma série de mis­­térios para concluir a história. Neste caso, políticos britânicos desaparecem após a explosão de uma suposta máquina do tempo. Uma estranha carta do futuro, que está assinada por Luke, é uma das poucas pistas do que aconteceu. Os dois detetives acabam sendo enviados para o futuro para tentar solucionar o caso.

A história, mesmo com ares de desenho para crianças, tem uma incrível capacidade de man­­ter o interesse durante toda a jornada, com duração prevista entre 6 e 8 horas. Com o chamado estilo "aponte e clique", toda a movimentação e exploração do cenário é feito com a caneta tocando a tela do DS. A narrativa é entrecortada por mais de 160 quebra-cabeças, um mais in­­teligente que o outro.

Fica claro a evolução da franquia em Unwound Future. Nesta versão há muito mais desenhos animados à mão e a inclusão de dublagem nas animações com os protagonistas. Nos primeiros, tudo era muito silencioso neste aspecto. O coração do game continua sendo a incrível quantidade de bons quebra-cabeças, que geram pontuação conforme o tempo e/ou quantidade de dicas usadas pelo jogador para resolver. Uma novidade foi a inclusão da "super dica" que deixará tu­­do mais fácil (mas dará bem menos pontos). Além disso, quem tiver uma conexão com internet poderá baixar novos desafios.

Utilizando um estilo de desenho que lembra o filme francês As Bicicletas de Belleville, Professor Layton and the Unwound Future é perfeito para se jogar de forma fracionada e sem se preocupar em terminar a história rapidamente. Por sua característica frag­­mentada, é uma ótima opção para se jogar enquanto se está na fila do banco, esperando ônibus ou avião. Professor Lay­­ton consegue um resultado ex­­tremamente positivo ao unir uma história carismática com uma boa gama de quebra-cabeças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]