Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Talento em pauta

Crie em seus momentos ociosos

Não adianta, ninguém, absolutamente ninguém, consegue ficar muito tempo fazendo uma mesma coisa com a mesma qualidade do início. Seja lá qual o for tipo de trabalho (estratégico ou operacional), todos precisam, em algum momento do dia, parar tudo e fazer algo diferente para espairecer. Isto a que me refiro se chama Ócio Criativo. A palavra "ócio" denota descanso, ou o tempo de pausa de um determinado trabalho. Porém, quando seguida da palavra "criativo", passa a identificar uma prática bastante comum nas organizações. Em suma, é aquele momento em que você não está, de fato, executando seu trabalho, porém, mesmo que não aparente, está num momento de criação de ideias pertinentes a ele (seu trabalho).

Em minha empresa, por exemplo, o local preferido pelos meus funcionários para exercer o Ócio Criativo é a copa, onde sempre tem um delicioso cafezinho. Quando cansados de executar suas tarefas incessantemente, levantam-se e se encaminham ao local para trocar algumas palavras com quem lá já está, ou, apenas, para observar o horizonte do alto do 14.º andar, onde fica nosso escritório. Conheço algumas empresas, inclusive, que chegam a montar locais apropriados para isso, como salas montadas com confortáveis poltronas, redes e, até, tatames para a famosa sesta. Há, até mesmo, em empresas mais informais, locais equipados com jogos de tabuleiro ou vídeo games à disposição de seus funcionários para quando sentirem necessidade de descansar um pouco.

Não nego que é extremamente importante esse momento. Se as nossas mentes ficam cansadas, dificilmente conseguimos nos doar de forma satisfatória ao nosso trabalho. Chega, realmente, um momento em que é necessário um desligamento para que os neurônios voltem a processar tudo de forma regular. Porém, admito que existam pessoas que tiram proveito dessa história para não fazerem absolutamente nada, pelo simples fato de não estarem dispostos naquele momento. Ora, se você está no trabalho, deve trabalhar! É uma questão óbvia. Por isso, preocupo-me com a forma com que, tanto empregador, como empregado, veem essa questão.

O ideal é criar a cultura dentro da empresa, mesmo porque, se a empresa oferece um cantinho do descanso, não tem porque ninguém se zangar se um de seus funcionários ficar ali por um tempo descasando. Como diria o comentarista de futebol, a regra é clara. A partir do momento em que se deixam tudo em pratos limpos, fica claro para todos que o uso daquele espaço é permitido, porém de forma moderada. Cada empresa escolhe a melhor forma de utilização de seus espaços e ferramentas. Cabe a ela, portanto, defini-las e informar a seus colaboradores sobre isso.

O contraponto dessa história também é de responsabilidade da empresa. Algumas não oferecem nenhum suporte ao ócio de seus colaboradores. E uma minoria não permite nem acesso a internet ou outras fontes de informação, deixando-os exclusivamente à disposição de seu trabalho e nada mais. O resultado disso é previsível, a criatividade se extingue e a produtividade corre o risco de cair drasticamente. Afinal de contas, qual é a intenção de um empregador? Ter funcionários que apenas executam as funções que lhes são impostas, ou que eles possam mostrar suas ideias e contribuir com o crescimento da empresa?

Por outro lado, há os colaboradores sedentos de raros e rápidos momentos em que possam se desligar de suas obrigações e colocar a cabeça pra pensar, criar e produzir. Para eles, moderação é a palavra de ordem. Ter um momento para tomar um cafezinho, esticar as pernas, jogar uma conversa fora (e muitas ideias extraordinárias foram concebidas nesses momentos de batepapo) e não pensar em nada condizente ao trabalho é um direito de todos. Porém, o abuso desse direito não deve acontecer. Eu sei que existem profissionais que aproveitam dessa liberdade para deixar seus trabalhos de lado e procrastinar todas as suas obrigações. Isso não deve ocorrer. Por isso, cuide de seu trabalho, faça-o bem feito e, se precisar descansar dez minutinhos, busque uma xícara de café e pergunte como foi o dia do seu colega que lá estiver.

* * * * * * *

Teste

Você se permite um momento de ócio criativo?

1. No dia a dia corrido das organizações você considera que o ócio criativo é:

a) Perda de tempo e atraso de trabalho.

b) Útil e necessário. Após uma pausa, você volta renovado e pronto para produzir mais.

2. Quando você está envolvido num projeto importante, você:

a) Trabalha sem parar, dorme tarde e acorda cedo para produzir bastante.

b) Sabe que de nada adianta ficar até tarde trabalhando, pois vai produzir pouco. Prefere descansar e retomar no dia seguinte.

3. Quando você concluiu um trabalho no meio do dia, você:

a) Começa imediatamente o próximo de sua lista de pendências.

b) Faz uma pausa para um café ou um lanche e depois inicia um novo trabalho.

4. Você sente que não está produzindo, pois está com muitas preocupações na cabeça.

a) Esforça-se para esquecê-las e procura focar no trabalho que deve ser feito.

b) Pede o dia de folga e no dia seguinte volta com a corda toda.

5. Você encontrou com um colega no cafezinho e ficou uns minutos no bate-papo. Você:

a) Sente-se mal por ter ficado "matando" trabalho e procura correr para compensar o tempo perdido.

b) Volta ao trabalho feliz e com uma nova ideia na cabeça.

6. Se sua empresa tivesse um espaço de lazer para um descanso entre as atividades do trabalho você:

a) Dificilmente iria lá, pois tem receio de perder um tempo valioso.

b) Com certeza aproveitaria nos momentos em que precisasse refrescar as ideias.

Se você marcou na maioria das questões a alternativa "a", ufa! Você não para, hein! Analise se o ritmo que você tem estabelecido para si tem sido produtivo. Caso contrário, talvez esteja na hora de você se permitir um momento de ócio criativo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.