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Recentemente, com a crise financeira de 2008 que abalou diversas corporações, as pessoas ficaram mais atentas com as temidas demissões em massa, que na época afetaram milhares de famílias ao redor do mundo. A fase negra da crise passou, porém muitas empresas afundam sozinhas e acabam demitindo grande parte de seus funcionários tentando evitar a falência. Mas afinal, é possível evitar as demissões em massa? Se não, o que fazer para amenizar a situação?

Como evitar demissões em massa

Primeiramente, vamos falar sobre o momento anterior à crise empresarial, afinal, toda empresa está sujeita a enfrentá-la. Quanto tudo está funcionando e o dinheiro está entrando, muitas corporações costumam contratar mais colaboradores, alegando que os gerentes estão sobrecarregados. Porém, após certo tempo, a empresa se depara com um número de funcionários muito mais alto do que ela realmente precisa, tendo duas ou mais pessoas fazendo o trabalho que uma poderia fazer. Nessa situação, o principal problema é uma mistura de incompetência e improdutividade do gerente. Sendo assim, é preciso ter certeza de que a pessoa que você escolhe para gerenciar é realmente capacitada para tal função. Além disso, procure contratar apenas quando necessário. Para avaliar de maneira precisa a competência da gerência, há serviços como o Assessment, que avaliam as competências técnicas e comportamentais de um ou mais colaboradores.

Porém, se a sua empresa já está em crise, fique atento a algumas alternativas que podem evitar a demissão em massa: Redução de benefícios, redução de jornada de trabalho, férias coletivas e venda de patrimônio – são algumas soluções que evitam ou ao menos adiam a demissão em massa.

Talvez você esteja se perguntando: mas por que evitar as demissões em massa até não poder mais? É simples. As demissões em massa afetam não só o funcionário demitido, mas também a empresa, que tem sua postura ética questionada pelo público interno e externo. Além disso, se a corporação for de grande porte, ela se torna alvo de especulações da mídia, o que pode manchar a imagem e reputação da marca. Como se isso não bastasse, a diminuição brusca no número de funcionários também afeta a qualidade do produto final que a empresa oferece, seja ele um serviço ou um bem material. Isso é fácil de entender: ao diminuir o número de funcionários, a empresa precisará repensar o sistema de produção para que o produto final seja feito com igual qualidade, porém com menos profissionais envolvidos no processo, o que é uma tarefa difícil e nem sempre possível de ser realizada.

Portanto, se você está na direção ou presidência de uma empresa em crise, pense em alternativas antes de decidir demitir o pessoal em massa, pois essa atitude com certeza prejudicará todas as áreas e aspectos empresariais.

A demissão em massa é inevitável... O que fazer?

Infelizmente, nem sempre é possível contornar demissões em massa e reerguer a empresa com outras soluções. Isso acontece em casos de falência ou fusão de empresas. Se esse é o caso, não adianta fugir do problema e fingir que ele não existe. Deixe os colaboradores a par da situação. Algumas vezes os presidentes das empresas se preocupam muito mais com o que vão dizer ao público externo do que ao público interno, o que é um grande erro. Se a casa está pegando fogo, os primeiros que devem ser comunicados são os moradores, e não a imprensa que colocará a notícia na manchete do jornal.

Os funcionários são prioridade máxima nesse momento. É claro que é preciso se preocupar com a imagem da marca, porém se a empresa agir de forma ética com seus funcionários, provavelmente continuará sendo bem vista pelo público externo, pois agiu pensando no bem-estar de seus colaboradores. Portanto, comunique a todos o mais rápido possível e seja transparente. Explique os motivos da demissão e como a empresa lidará com a situação para evitar fofocas e boatos.

Muitas empresas, para amenizar a demissão de funcionários, oferecem benefícios além dos que a lei trabalhista determina, como a extensão de assistência médica e a compensação financeira adicional. Além disso, algumas corporações contratam serviços de recolocação do profissional no mercado de trabalho, também conhecido como outplacement, para evitar que o funcionário tenha uma transição traumática e seja contratado por outra empresa o mais rápido possível.

Ao realizar esses tipos de ações, a empresa mostra que é socialmente responsável e reconhece que a demissão causa um forte impacto na vida do funcionário, que afinal, dedicou anos de sua vida à empresa e merece ser respeitado e considerado em situações extremas como essa.

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Teste

Assinale a, b ou c nas questões abaixo e some os pontos para ver o seu resultado (a – 6 pontos; b – 2 pontos; c – 3 pontos):

1) Se sua empresa estivesse em crise, o que você faria primeiro?

a ( ) Avaliaria outras soluções para não demitir em massa, pois isso afetaria a vida de seus funcionários.

b ( ) Faria qualquer coisa para não demitir em massa, pois isso prejudicaria o processo de produção.

c ( ) Tentaria esconder a situação, principalmente, da imprensa.

2) Quais dessas medidas você tomaria se precisasse demitir em massa?

a ( ) Faria um programa de auxílio financeiro ou emocional aos funcionários.

b ( ) Pensaria em como ajustar o sistema de produção para depois se preocupar com o resto.

c ( ) Mascararia a situação para que a imprensa não sujasse a imagem da marca.

3) Em ordem de importância, com quem/o que você mais se preocuparia no caso de uma demissão em massa?

a ( ) Funcionários – sistema de produção – imprensa

b ( ) Sistema de produção – funcionários – imprensa

c ( ) Imprensa – sistema de produção – funcionários

Sua pontuação:

De 12 a 18

Você se preocupa com seus funcionários e eles seriam prioridade em um momento de crise. Com a sua postura ética, a imagem da marca não seria muito afetada e a situação não seria muito traumática aos colaboradores, pois você pensaria em algum projeto para orientá-los nessa nova etapa.

De 6 a 11

Você se preocupa com o produto final antes de tudo, logo, em qualquer crise, você procuraria verificar o que precisaria ser feito no processo de produção para que não afetasse a qualidade do produto. Isso é muito importante, porém não se esqueça de que numa demissão em massa, os principais afetados são os funcionários e suas famílias, e eles precisam de sua atenção total.

De 1 a 5

Você não admite má reputação ou boatos circulando sobre qualquer falha na empresa. Por mais que seja importante se preocupar com a imagem da marca, é preciso lembrar que numa situação de demissão em massa, ela não é a mais importante. Os principais prejudicados nessa situação são os funcionários. Os ajude nessa transição, afinal eles contribuíram anos de suas vidas ao sucesso de sua empresa.

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