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DICAS

- Considere a festa como uma forma de se aproximar de seus colegas de trabalho e se comporte de maneira a proporcionar isso;

- Escolha uma roupa, pensando na mensagem que você quer passar. Não confunda com uma balada, aonde você vai extremamente informal;

- Se for possível, não beba. Mas, se for inevitável (o que acredito não ser), faça-o de forma moderada;

- Interaja com todos. A festa é feita com essa finalidade. Nada de ficar isolado em grupinhos;

- Por fim, divirta-se. É possível se entreter de forma agradável, sem se esbaldar em bebidas, danças e piadas de mau gosto.

É inevitável, quase todas as empresas promovem festas de confraternização nesta época do ano, com intuito de estreitar as relações entre seus funcionários e presenteá-los com um momento agradável após tanta dedicação e empenho. Porém, é justamente nesses eventos que muitas "saias justas" acontecem, denegrindo uma imagem lapidada a tanto custo. Por isso, sempre nessa época do ano aconselho sobre alguns cuidados básicos que devem ser levados a sério quando o assunto é comportamento, principalmente, junto a seus colegas de trabalho.

Numa coisa dá para se acreditar, nenhuma empresa compõe uma festa pensando nos micos que seus funcionários irão pagar. Pelo contrário, espera-se que eles se comportem divinamente. Infelizmente, porém, algumas vezes não é bem isso que acontece e os motivos são diversos. É claro que no ranking das mancadas em festa de fim de ano, algumas questões se sobressaem, como excesso de bebida, paqueras entre colegas de trabalho, showzinhos particulares de dança, piadas de mau gosto, dentre outras.

Mas, afinal, por que não encarar uma dessas festas como mais uma reunião de trabalho, só que um pouco mais informal?! Talvez seja uma boa tática para evitar situações vexatórias. Sei que, infelizmente, muitas pessoas não concordam comigo e acreditam que por se tratar de uma festa, eles devem aproveitar ao máximo o presente que lhes é dado. Chamo atenção, entretanto, para a preservação da imagem. Se um profissional, por exemplo, bebe além da conta e sai da festa carregado, é assim que ele ficará conhecido dali em diante, e não pela sua exímia competência enquanto profissional. Vale a pena, sim, cuidar de seus atos durante o evento e garantir que sua imagem permaneça intacta.

Cuidado com o vestuário:

Não é porque se trata de uma festa que você deve se despreocupar com seu modo de vestir. Vista-se de acordo com o público da empresa e o estilo da festa, obedecendo as regras de moda para local e horário. Para as mulheres, o cuidado deve ser redobrado. Decotes e vestidos muito curtos devem ser evitados, independente do tipo da festa.

Se for beber, não exagere:

Sugiro que a bebida seja evitada por completo. Mas, se a festa oferece esses prazeres e você quer usufruir deles, evite exageros. Não há nada pior que ver aquele seu colega com o qual você convive durante todo ano, dar vexame por causa de alguns mililitros de álcool a mais no sangue. Pior ainda se essa pessoa for você.

Deixe as paqueras para as baladas:

Conheço casos de pessoas que cultivavam paixões platônicas por colegas de trabalho e que durante as festas de final de ano resolveram expor seus sentimentos. Acredito que não haja pior momento para isso. Pa­­queras, aliás, deveriam ser terminantemente proibidas em festas empresariais. Lá, ou você vai com seu parceiro (namorado, marido, noivo etc) ou vai sozinho. E se for sozinho, volta sozinho também. Não está com nada arrumar um affair diante dos olhos de seus chefes. Há outras situações mais propícias a isso.

Acompanhantes:

Por falar em companhia, certifique-se que a festa em questão permite que você leve alguém contigo. Se for o caso, leve alguém que você tenha muita confiança e que te dê certeza de que não cometerá abusos em nenhum sentido, principalmente, esses citados anteriormente. Cuidado com amigos e recém namorados. Caso um deles cometa algum vexame a imagem manchada será a sua e não a dele. Por via das dúvidas, não leve ninguém, afinal, para o trabalho você sempre vai sozinho, não é mesmo?

Um show à parte:

Por mais que você seja um pé de valsa, nessas festas o melhor é dançar contidamente, evitando movimentos sensuais e demonstração exacerbada de passinhos ensaiados com a última moda do axé. Isso evitará que a mistura álcool/descontração/música lhe ponha em maus lençois. Sempre te­­rá alguém pronto para fazer um comentário maldoso e lembrar durante todo o ano sobre aquele show particular que você deu.

Amigo Secreto:

Faça sempre o possível para participar da brincadeira, pois é uma ótima forma de interagir um pouco mais com aqueles colegas com os quais você não tem muito contato. Se, por um acaso, você tirar seu chefe, não fuja. Trate a situação como se fosse outra pessoa qualquer. Evite bajulações e compre o presente dentro do valor estipulado. E na hora da revelação, cuide com as palavras que irá usar para definir o seu amigo.

Após tomar todos esses cuidados, enfim, divirta-se, lembrando sempre que aqueles que se divertirão com você são seus colegas de trabalho.

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TESTE

Alguns comportamentos devem ser evitados em festas da empresa, mas você está realmente preparado para encarar a festa deste ano? Confira abaixo:

1. Você não está a fim de ir à festa, então:

a) Inventa uma desculpa e não vai.

b) Vai e fica o tempo suficiente para fazer um social.

2. Você vai à festa e ela está muito chata, então:

a) Fica até o final, mas reclama o tempo todo.

b) Espera as atrações principais e vai para casa.

3. Festa é momento de descontração, você leva sua câmera fotográfica e:

a) Tira muitas fotos e busca flagrantes dos colegas em situações constrangedoras.

b) Reúne alguns colegas próximos e faz alguns registros do evento.

4. Festa da empresa é um momento de integração, você:

a) Aproveita para se aproximar daquele seu (sua) paquera do outro setor.

b) Aproveita para conhecer colegas de outros setores que você tem pouco contato.

5. Na sua rodinha o assunto é:

a) Falar mal do chefe, tirar sarro dos colegas dos outros setores, comentários sobre as roupas e comportamentos dos outros.

b) Amenidades.

6. Aproveitando a descontração geral, você:

a) Mostra o seu lado divertido que ninguém na empresa conhecia.

b) Mantém a mesma postura da empresa, um pouco mais relaxada.

7. Na revelação do amigo secreto você:

a) Faz um discurso bem engraçado, deixando seu amigo totalmente sem-graça.

b) Faz um discurso descontraído, mas sem exageros para não constranger o colega.

8. Começa a música e você:a) Arrasa na pista, mostrando as coreografias que você aprendeu com os grupos musicais do momento.

b) Se junta ao grupo e se descontrai com moderação.

Se você escolheu a letra "a" na maioria das questões é vexame na certa. Tome cuidado com a ressaca moral do dia seguinte.

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