• Carregando...

Estes dias estava assistindo a um filme e uma cena em particular me chamou bastante a atenção. Ela me fez lembrar um tipo de chefe que, feliz ou infelizmente, algumas pessoas têm e precisam conviver. O temperamento que marca a maneira do chefe lidar com as situações no trabalho não é das mais amigáveis e, muito comumente, ele acaba ganhando a alcunha de "chefe carrasco" da equipe.

Isto me lembrou da história de Juliano, um rapaz que trabalhava em uma fábrica de tintas, e Fernando, o gerente e chefe da equipe de Juliano.

A fábrica de tintas ainda estava formando sua clientela, pois era nova no mercado. Por conta disso, a equipe ainda era pequena e o horário da equipe de Juliano era extremamente apertado e cheio de tarefas. O setor dele era responsável pela produção e distribuição das tintas. Com o orçamento da empresa ainda apertado, não havia como contratar mais pessoas para "aliviar" as funções que os funcionários haviam acumulado.

Porém, mesmo que a equipe de oito funcionários já se conhecesse bem, alguns erros volta e meia ocorriam e, para a surpresa da equipe de Juliano, o presidente da empresa decidiu contratar um gerente para ajudar a equipe e a empresa a crescer. O gerente, Fernando, após reconhecer o território e estar devidamente integrado à empresa, começou a dar suas caras, e foi aí que os primeiros sustos e choques começaram a aparecer.

Certo dia Juliano estava realizando entregas e, por conta de um erro de grafia, errou o endereço e não conseguiu realizar uma das entregas mais importantes do dia a tempo. O cliente precisava do material naquele dia, e após o horário comercial não havia como o material ser recebido por ele.

Juliano, já lamentando o ocorrido, retornou à empresa, e quando a equipe estava novamente toda na fábrica, aconteceu algo que eles definitivamente não esperavam. O gerente chamou todos em uma sala e começou a gritar com a equipe, xingar, bater na mesa – parecia realmente estar fora do controle. Atônitos após o sermão, todos voltaram às suas funções e foram mais tarde para casa "com a orelha quente".

No dia seguinte, durante um intervalo para o café, a equipe de Juliano estava comentando o ocorrido e reconheceram a bobeira que causou o erro. Resolveram então "dar um desconto" ao comportamento do novo gerente. Para eles, afinal, o chefe estava querendo se posicionar como líder lá dentro.

Mas, para a surpresa deles, no mesmo dia, ouviram gritos de Fernando com a secretária, e, nos dias e semanas seguintes, sempre que algo de errado acontecia ou quando aparecia algo que incomodava o gerente, ele tinha este mesmo comportamento agressivo inexplicável. Um dos colegas de Juliano, muito brincalhão e ótimo desenhista, chegou a retratar Fernando em uma caricatura. Vermelho e gritando, tinha um chicote nas mãos, à maneira que os donos de escravos faziam séculos atrás.

O presidente da empresa, aquele que contratou Fernando, retorna então de uma viagem de negócios e, como tarefa de rotina, foi verificar como estava se saindo o novo gerente. A equipe de Juliano, esperando novas reações agressivas do gerente, ficou boquiaberta com a tamanha cordialidade e educação de Fernando. Ficaram pasmos com o comportamento manso do chefe, e o presidente, pensando estar tudo às mil maravilhas, saiu com um sorriso de orelha a orelha da empresa, para outra viagem de negócios.

Foi aí que Juliano, após assistir a uma participação minha na televisão antes de ir ao trabalho, decidiu me procurar e compartilhar esta história. Contando mais detalhes deste caso, o moço, muito amigo da secretária, revelou que ela tinha começado a tomar calmantes para o estresse, devido aos sintomas que começaram a se manifestar após algumas semanas da chegada de Fernando. A equipe também estava diferente, sempre receosa de qualquer passo que davam ou atitude que tomavam. Ter um chefe grosso, mal educado e carrasco pode ser uma grandiosa dor de cabeça a toda a equipe. No artigo desta terça-feira falarei mais sobre o assunto. Até lá!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]