• Carregando...

A motivação da equipe talvez seja uma das maiores preocupações do gestor de cada equipe. Ninguém quer ter uma equipe desmotivada sob seu comando, afinal de contas. Mas o que compõe a motivação, exatamente?

Ela nada mais é que um conjunto de fatores psicológicos compostos por três fatores: fisiológico, intelectual e emocional. Esses fatores interagem entre si e determinam a conduta final de um indivíduo, positiva ou negativamente.

Mas, antes de explicar que maneiras um líder pode motivar sua equipe, conto-lhes a história de Valdir.

Gaúcho natural de Pelotas, o rapaz, que foi meu superior, era o gerente regional da companhia e liderava, no total, uma equipe de aproximadamente 400 pessoas.

Apesar de parecer muita gente para comandar, ele tinha uma consciência enorme de todas as ações que tomava e, quando precisava exercer seu papel de liderança, tinha um método de abordagem que despertava o fascínio dos subordinados.

Além de ter a "coleira curta" com a equipe, ou seja, acompanhar de perto seu desempenho, conseguia envolver com paixão todos no processo de criação de soluções para a empresa.

Com discursos diretos e bastante pessoais, Valdir ressaltava as habilidades da pessoa, antes que partisse diretamente para a solicitação. "Olha, Bernt, temos um grande problema e acho que você é a pessoa perfeita para me ajudar. A área de recrutamento precisa de um processo novo que diminua isso aqui e ali. Aqui na equipe, acredito que você tenha as melhores características pra pensar em uma solução pra área X, já que foi tão bem naquele outro projeto anterior". E desta maneira, o papo fluía.

Ao puxar o discurso para as habilidades individuais das pessoas, e incentivá-las em um tom leve de desafio, as pessoas se sentiam confiantes em executar o que lhes fosse pedido, por mais que soubessem que enfrentariam grandes dificuldades. Caso isso acontecesse, ele estava lá para ouvir e ajudar. Com ele, todos sempre entregaram projetos que iam além das expectativas iniciais.

Um líder como Valdir conquista a confiança de sua equipe, pois, além de tudo, era exemplar em seu comportamento. Todo gestor é muito responsável pela motivação da equipe e deve entender, com profundidade, de pessoas – para que possa utiliza-las da maneira mais positiva possível.

Além disso, quanto mais tempo de trabalho uma equipe tem, maior é a intuição e conexão nas atividades desenvolvidas, o que torna os reflexos cada vez mais automáticos. Isso leva tempo para que seja desenvolvido, mas é a responsabilidade do líder saber conduzir o time e criar um comportamento coeso e íntegro no grupo.

Sobre aqueles três fatores do início do texto: as influências fisiológicas se referem a um ambiente de trabalho com condições apropriadas para o homem. Ou seja, em que a pessoa fique à vontade para produzir, em uma temperatura agradável, que não seja ruidoso etc.; as influências intelectuais estão ligadas ao desafio a que o profissional é submetido, e que a relação rotina/novidades seja bem dosada; e, por último, a emocional, que pode ser resumida às relações no trabalho. É proporcionar um trabalho de maneira que a pessoa tenha prazer em executa-lo, de maneira que se sinta integrado ao grupo.

Os times de sucesso geralmente recebem essas influências muito bem combinadas. Por essas razões, os valores dos profissionais têm que combinar com os da empresa: a combinação do comportamento deles, com o do líder, com a cultura da empresa, resultarão em um time motivado e muito mais produtivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]