• Carregando...

Entra e sai ano, mas algumas coisas não mudam, e o planejamento pessoal e profissional do ano seguinte é uma dessas coisas. É comum pessoas fazerem "promessas", muitas vezes da boca para fora. Emagrecer, ganhar um aumento salarial, comprar um carro. Mas o que efetivamente é necessário ser feito para que essas metas se tornem realidade? É inevitável falar sobre planejamento nesta época, que representa o fim de um ciclo e o início de outro.

Planejar o ano é muito importante para que você possa estar em controle da sua vida pessoal e profissional. O que sempre acontece é aquela sensação de querer cumprir tudo o que desejamos à meia-noite do dia 31 de dezembro, porém, na manhã do primeiro dia do ano, já deixamos o planejamento para depois ou até mesmo esquecemos que ele existe. É muito mais difícil atingir todas as metas que desejamos sem planejamento. Imagine emagrecer cinco quilos sem planejar uma dieta ou uma rotina de exercícios físicos. É quase impossível. O mesmo acontece com as nossas metas profissionais e financeiras. Saber planejar o ano e cumprir com esse planejamento todos os dias é uma tarefa difícil, que exige disciplina e foco, porém as recompensas são gratificantes.

Isso me faz lembrar a história de Flávio, o filho de um motorista de táxi. Engana-se quem pensa que ele simplesmente herdaria o ofício do pai. O sonho dele era trabalhar em uma multinacional. E assim o fez.

Ao concluir seus estudos, entrou na tal multinacional como trainee. O rapaz, aparentemente sonhador, tinha a cabeça de um grande estrategista. Ele simplesmente amava aquela corporação, e não pensava em sair de lá tão cedo. Movido a pensamentos grandes e aparentemente distantes, traçou um objetivo "simples": alcançar, no mínimo, um cargo da alta direção da empresa em vinte anos.

Para atingir seu objetivo, estabeleceu um planejamento a longo prazo. Ele deveria estudar mais. Cursou dois MBAs e fez um curso de Finanças para Não Financeiros, além de ter decidido que falaria de maneira absolutamente fluente o inglês. Além disso, planejava seu dia da seguinte forma: todos os dias trabalharia dez horas, além de, em uma hora de seu dia, dedicar-se a aprender algo novo.

Ele planejava cada etapa de sua carreira, assim como o que precisaria fazer para chegar aonde queria. Planejou, inclusive, que relacionamentos deveria fazer e cultivar. Primeiro conquistaria seus subordinados, então seus pares, em seguida os superiores e diretores. Em menos de vinte anos, Flávio não só alcançou a direção, como assumiu a presidência da multinacional. Com o planejamento bem feito, a história não poderia ter sido outra.

Que tal seguir o exemplo de Flávio e começar a planejar 2012? Primeiramente, trace metas e objetivos que deseja conquistar. Reflita sobre o que gostaria atingir em sua vida, seja aprender um novo idioma, mudar de emprego ou subir na carreira. Além disso, tenha visão, metas e estratégias bem estabelecidas. Minha dica é sempre escrever numa folha de papel esses desejos e metas e planejar cada uma delas. Se você deseja aprender um novo idioma, deve pensar em como encaixar as aulas em sua rotina, ou pesquisar quais são as melhores escolas para estudar. É importante deixar essa lista de desejos visível o ano inteiro, seja na mesa do trabalho, ou como papel de parede do seu computador. Enfim, planejar é o primeiro passo para tornar seus sonhos realidade. E nada melhor que traçar metas para um novo começo de ano. Finalmente, para começar o ano com o pé direito, reflita sobre os erros que cometeu no ano anterior. Isso é fundamental para não correr o risco de repeti-los, mas sim fazer com que as coisas sejam diferentes no próximo ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]