• Carregando...

Com menos de um mês para o início da Copa do Mundo de futebol, os brasileiros apaixonados pelo esporte já estão a todo vapor com a concentração para os jogos da primeira fase. Muitas pessoas já planejam encher a casa de amigos, ou então chamá-los para torcer pelo time em bares da cidade, ou ainda, experimentar a sensação de assistir à seleção jogando em um telão de cinema com tecnologia 3D. Porém, independentemente de qual será a forma escolhida por cada um, muitos profissionais se deparam com a dúvida: no trabalho, como isso ocorrerá?

Algumas empresas já decidiram pela dispensa de seus funcionários. As organizações que optam pela liberação acreditam que esta é uma ótima oportunidade de "recompensá-los" pela dedicação, já que quase todos os brasileiros se tornam apaixonados por futebol quando o assunto é Copa do Mundo. Além do quê, o campeonato já possui certa tradição por ser um tipo de confraternização feito entre amigos e parentes e não entre colegas de trabalho. Por outro lado, há as empresas que acreditam que assistir aos jogos na própria empresa é uma excelente oportunidade de integrar os funcionários, dando a eles um momento livre para torcerem juntos por um único objetivo.

São poucas, mas também existem as empresas que não farão absolutamente nada a respeito disso. Simplesmente continuarão com seus horários de trabalho, independentemente se seus funcionários estarão concentrados e se terão clientes para atender naquele momento. Entretanto, como sei que essa é a minoria, atento-me às empresas que agraciarão seus colaboradores com o prazer de assistir à seleção fazendo bonito no campo.

Para as empresas que liberarão seus funcionários

Algumas empresas optam por ser mais generosas com seus funcionários, deixando-os à vontade para tor­­cer junto a sua família e amigos. Po­­rém é importante lembrar que nem todos gostam do esporte e, por is­­so, os funcionários devem ter a op­­ção de ficar na empresa trabalhando, caso assim seja a vontade dele.

No caso de dispensar os funcionários, alguns aspectos devem ser ponderados, já que o intuito é beneficiá-los. Um desses aspectos é o horário em que serão dispensados. No caso do primeiro jogo, por exemplo, que ocorrerá numa terça-feira, às 15h30, a minha sugestão é a liberação de pelo menos uma hora antes do jogo. Lembrando que o trânsito nessa época é caótico, vale lembrar que o funcionário precisará de tempo hábil para deslocamento até o local onde assistirá ao jogo. No caso  dos jogos nesse horário, é impraticável o retorno dos colaboradores à empresa, visto que a partida se encerrará às 17h30, horário muito próximo ao término da maioria dos expedientes.

Nos jogos que ocorrem pela manhã, a ponderação sobre o horário de chegada do colaborador (uma hora após a partida é o mais indicado) é o que vale. De nada adiantar pedir que eles cheguem às 8 h para serem liberados às 10 h.

Para as empresas que optarem por confraternizar juntas

A ideia de fazer com que todos torçam juntos pela seleção é muito válida, principalmente se considerada pelo ponto de vista dos recursos humanos. É, sem dúvida, uma excelente oportunidade de integração. Por outro lado, a empresa precisa se preocupar com algumas questões pertinentes. Por exemplo, se a intenção é integrar, é fundamental que todos os colaboradores, sem exceção (inclusive diretores e gerentes), estejam juntos. À medida que se abrem exceções para uns, a ideia passa a não ter mais valor, podendo, até, gerar um clima de descontentamento entre as pessoas que serão obrigadas a ficar ali.

Outra preocupação que a empresa deve ter é organizar um ambiente propício ao evento. O ideal é que tenha um local amplo e arejado, que comporte o número de colaboradores adequadamente, para que todos possam gozar de um bom momento. Caso a empresa não tenha infraestrutura necessária para isso, deixará todos desconfortáveis e o efeito também não será o proposto.

O cuidado com bebidas e comidas oferecidas também é crucial. Por se tratar de um esporte, onde todos se sentem num momento mais despojado, alguns abusam de alguns ali­­mentos e, principalmente, de be­­bidas alcoólicas. Cabe à empresa de­­cidir pelo consumo ou não desse tipo de bebida durante a confraternização. Acredito que a decisão pelo não consumo seja a mais acertada, visto que, estando em horário útil e os co­­laboradores estando dentro da em­­presa, qualquer coisa que ocorra será de responsabilidade da empresa. Porém pondere se vale a pena privar seus funcionários de fazer algo realmente prazeroso num momento em que o país praticamente pára para ver a seleção jogando.

* * * * * *

Mande sua história para coluna@debernt.com.br e veja nossas oportunidades em twitter/debernt.

* * * * * *

Dicas

Para quem vai torcer com os colegas de trabalho:

- Brincadeiras valem, porém cuidado com exageros. Lembrem-se, são seus colegas de trabalho e não amigos;

- Cuidado ao escolher roupas e maquiagens. Não é porque está num momento de descontração que o descuido com esse tipo de coisa deve acontecer;

- Ao se decepcionar com a arbitragem, guarde sua opinião. Falar mal do juiz na frente de seus colegas, só depõe contra você;

- Não abuse de bebidas (caso a empresa tenha liberado). Não vale a pena correr o risco de dar vexame na frente de seus colegas de trabalho;

* * * * * *

Teste

Ano de Copa do Mundo e você, como a grande maioria dos brasileiros, quer acompanhar os jogos da Copa. Você está preparado para administrar sua vida profissional neste período?

1. Sua empresa está com um grande projeto e optou em não liberar os colaboradores em algum dos jogos do Brasil:

a) Você argumenta com a chefia, pois sabe que mesmo ficando, o trabalho não será produtivo.

b) Fica na sua, e no dia do jogo simplesmente não aparece.

2. Sua empresa optou em colocar um telão para os colaboradores assistirem ao jogo:

a) Você acha ótimo, pois poderá curtir os jogos com os colegas da empresa.

b) Acha um absurdo, porque quer curtir os jogos em casa com os amigos.

3. A empresa resolveu liberar os colaboradores nos horários de jogos, mas após o término, todos devem voltar:

a) Assiste ao jogo e volta, mesmo que pouco concentrado.

b) Não volta, principalmente se o Brasil ganhar.

4. Para a festa da Copa, a empresa organizou um lanche, acompanhado com refrigerante e suco.

a) Pra você está ok, o importante é assistir ao jogo.

b) Jogo futebol sem cerveja não tem o menor sentido.

5. Depois de um jogo emocionante do Brasil, você:

a) Tem dificuldade de voltar a se concentrar, mas aos poucos vai voltando ao ritmo.

b) Acha impossível se concentrar, vai passar o resto do dia comentando os lances do jogo.

6. No dia do jogo do Brasil você:

a) Vai trabalhar com o mesmo tipo de roupa de sempre, mas leva sua bandeirinha.

b) Veste-se adequado para a ocasião, com direito à camisa, boné, maquiagem e outros adereços temáticos.

As alternativas de letra "b" são típicas de torcedores que não tem medida quando o assunto é Copa. Fique atento para o seu emprego não acabar junto com a Copa do Mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]