• Carregando...

Quem nunca sentiu um incômodo estranho por causa da reação de um colega diante o seu estado de felicidade por uma conquista? É triste admitir, mas vez ou outra percebemos alguém com inveja da gente. E, pior, muitas vezes somos nós mesmos que temos essa sensação tão detestável. Sim, refiro-me assim à inveja por se tratar de algo realmente ruim. A inveja maltrata nossa mente e nosso coração, deixando-nos amargurados e entristecidos, quando não raivosos. Mas por que isso acontece?

É comum termos sentimentos em relação às pessoas do nosso convívio social e profissional. Porém os tipos de sentimento variam de pessoa para pessoa. Algumas sentem ternura pelos colegas, outros compartilham de suas dificuldades e alegrias, outros, ainda, sentem desprezo e por aí vai uma infinidade de reações que pessoas diferentes nos causam. Entretanto, um dos piores sentimentos que podemos ter por uma pessoa é a tal da inveja.

Para esclarecer sobre o que estou falando exatamente, inveja é uma espécie de sentimento de tristeza ou raiva em relação à felicidade de outra pessoa. É quando, ao percebemos que uma pessoa tem ou é, algo que gostaríamos muito de ter ou ser e que não temos ou somos. É muito comum percebemos esse tipo de sentimento no trabalho por causa da constante disputa de poder que há nesses ambientes. Afinal, convenhamos, todos nós trabalhamos visando crescimento profissional e, claro, financeiro. Quanto mais crescemos profissionalmente, mais ganhamos e conquistamos mais bens materiais, assim como nosso status que, perante a sociedade, vai mudando e se refinando. É uma bola de neve.

À medida que isso acontece com a gente, outras pessoas, às vezes involuntariamente, projetam suas felicidades nas nossas realizações: "se eu tivesse o dinheiro que ele tem, compraria a casa dos meus sonhos", "se eu tivesse a beleza que ela tem, conseguiria o marido perfeito", "se eu pudesse dedicar meu tempo aos estudos como ela dedica, com certeza estaria igual ou melhor que ela". Aliás, os "se’s" fazem parte do vocabulário de um invejoso. Pessoas assim perdem muito mais tempo analisando a vida das pessoas que lhe causam esse tipo de sentimento do que planejando suas estratégias de crescimento. E, pior, quando essas pessoas possuem planejamentos e levam isso a sério, a competição vira praticamente um jogo. Torna-se uma questão de conseguir o objetivo final antes que qualquer outra pessoa conquiste o mesmo.

Infelizmente, preciso concordar, o mercado de trabalho estimula a inveja o tempo todo, pois há competição entre pessoas a todo minuto. Os profissionais precisam se destacar em tempo integral, 365 dias por ano, para garantir que outra pessoa não tome seu lugar (a não ser que seja para subir de posição também). Mais cruel ainda é a disputa clara por uma posição aberta. Imagine a seguinte situação: abre-se uma vaga de Gerente numa empresa e fica claro para todos que uma das coordenações assumirá o posto, assim que a diretoria chegar à conclusão de qual deles será a pessoa ideal para isso. Nesse tempo, cria-se uma disputa acirrada por demonstrações de resultados e capacidades. Porém, no fim, quando alguém consegue a posição, os demais ficam com a sensação de perda. Quando haverá essa nova oportunidade? É como um campeonato de futebol, se o time perdeu a final, quando ele estará numa nova final para disputar aquele título?

Em casos assim, as pessoas demonstram reações diferentes. Algumas, apesar de tristes por não terem conseguido, ficam felizes pelo colega poder assumir mais um desafio. Outros, porém, (e infelizmente isso é muito comum) ficam enraivecidos. Com isso, afastam-se da pessoa que conquistou aquilo que ela não foi capaz, tornam-se hostis e se negam a trabalhar em conjunto. E é aí que mora o perigo.

Não se culpe se uma vez na vida sentir inveja de alguém. Admito que isso é comum acontecer vez ou outra. Porém se esse sentimento é comum em sua vida, preocupe-se e dê um jeito de resolver isso. Tra­­balhe sua autoestima e sua autoconfiança. Possuir inveja das pessoas que estão a seu redor só atrasa seu desenvolvimento. Perder tempo lamentando por não ter o que os outros possuem, é uma atitude definitivamente burra e egoísta. Concentre-se no que você possui, no trabalho que você tem e na melhor forma de usufruir de tudo isso.

Mande sua história, críticas e sugestões para coluna@debernt.com.br e siga-me no twitter @bentschev.

* * * * * *

Dicas

Sugestões para quem sofre com a inveja alheia:

- Sempre que perceber que alguém lhe trata de forma hostil após você ter conquistado alguma coisa, evite falar sobre essa coisa com a pessoa. Você tem todo o direito de estar feliz por ter alcançado algo, porém, tenho certeza de que é melhor dividir isso com pessoas que ficaram felizes junto com você;

- Se você desconfia que alguém possui inveja de você, trate-o bem, com atenção e com carinho. Os invejosos, normalmente, são pessoas sedentas por atenção, carentes;

- Afaste-se das pessoas que te imitam muito (sinal claro de inveja), que o menosprezam demais ou que o tratem de forma áspera com frequência;

- Crie o hábito de não falar da sua vida pessoal no trabalho. É muito bom exteriorizar as coisas boas que andam acontecendo no seu campo pessoal. Porém no trabalho encontramos colegas de trabalho, dificilmente amigos;

- Se desconfia de um amigo invejoso, entenda de uma vez por todas: ELE NÃO É SEU AMIGO. Afaste-se dele ou ajude-o a trabalhar isso.

* * * * * * *

Você é invejoso?

1. Um colega de trabalho recebeu uma promoção:

a) Você fica um pouco chateado, a princípio, pois tinha interesse nesta promoção.

b) Fica muito bravo, pois não acha que ele merecia. Se não fosse você, que não fosse mais ninguém.

2. Um colega apresenta uma proposta inovadora de trabalho:

a) Embora não concorde com a proposta, resolve analisá-la mais profundamente.

b) Identifica facilmente os problemas do projeto e faz críticas duras a ele.

3. Seu colega está muito feliz com o resultado de um trabalho:

a) Reconhece: "Ele realmente foi muito competente neste projeto".

b) Pensa: "Só por causa de um trabalho que deu certo, já está se achando o máximo. Tenho muitos resultados melhores que o dele e não fico me gabando".

4. Você descobre um erro no trabalho de um colega que vai comprometer o resultado final:

a) Você o avisa.

b) Deixa o problema estourar e se delicia com isso.

5. Um colega estava esperando uma promoção que não veio:

a) Você acha uma pena.

b) Acha bem-feito, ele não merecia mesmo.

6. Para realizar seu trabalho, seu colega depende do seu:

a) Você faz sua parte bem-feita e dentro do prazo, deixando que ele faça a dele.

b) Você faz do jeito que quer, no prazo que quiser, sem se preocupar com o seu colega. Ele que se vire com a parte dele.

7. Você considera que seu superior tem uma posição privilegiada na empresa por que:

a) Conquistou através de seu trabalho.

b) Com certeza, conquistou puxando o saco do chefe dele.

8. As pessoas têm evitado lhe contar sobre seus assuntos pessoais?

a) Não. Constantemente alguém me conta algo.

b) Sim, ninguém me conta nada.

Se você marcou a maioria "b", analise as situações em que você sente inveja e procure lidar com elas de maneira mais positiva para que não prejudique seus relacionamentos e sua carreira profissional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]