Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
trabalho

Comércio tem expansão histórica de vagas em janeiro

Setor, que costuma demitir temporários no período, ganhou cem mil novos trabalhadores, diz IBGE

Setor absorveu cem mil novos trabalhadores e foi o único que teve aumento em relação a dezembro de 2015 | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Setor absorveu cem mil novos trabalhadores e foi o único que teve aumento em relação a dezembro de 2015 (Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo)

O comércio teve uma expansão histórica em janeiro, segundo dados da Pesquisa Mensal do Emprego (PME) divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (25). O setor absorveu cem mil novos trabalhadores e foi o único que teve aumento, de 2,3%, em relação a dezembro de 2015.

Historicamente, em razão dos desligamentos dos trabalhadores temporários, o comércio costuma apresentar queda na população ocupada na virada do ano. Somente outras duas vezes em toda a série histórica da pesquisa, iniciada em 2002, o setor teve crescimento em janeiro: em 2003, de 38 mil trabalhadores e em 2015, de 13 mil.

Em janeiro de 2016, dos 100 mil novos trabalhadores no comércio nas seis maiores regiões metropolitanas, a cidade de São Paulo absorveu 79% desses novos trabalhadores ou 79 mil. Os números surpreenderam a técnica do IBGE Adriana Araújo Beringuy, pois fugiram da tendência:

“De fato é um movimento que não costuma ocorrer para o mês de janeiro. O que pode estar havendo, segundo dados que cruzei, é que pessoas dispensadas em outros setores como indústria, serviços e emprego doméstico estão partindo para o comércio por conta própria, principalmente em São Paulo”, afirmou Beringuy.

Atividades

Na análise dos ocupados por grupamentos de atividade para o conjunto das seis regiões, de dezembro de 2015 para janeiro de 2016 houve estabilidade em quase todos, exceto educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade (-2,8%, 111 mil pessoas) e serviços domésticos (-6,4%, 93 mil pessoas), que apresentaram retração.

Frente a janeiro de 2015, a população ocupada caiu na indústria (-8,5%, 298 mil pessoas) e nos outros serviços (-3,4%, 155 mil pessoas). Segundo o IBGE, os demais grupamentos não apresentaram variação estatisticamente significativa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.