Na Wikipedia, qualquer um pode ser autor. Não é necessário ser especialista num assunto para criar um artigo, o que vale é a troca de conhecimento. A própria Wikipedia oferece um tutorial de como contribuir. Quem ainda não se sente seguro para criar um novo tópico, pode dar seus "pitacos" (pertinentes) em qualquer artigo. Sempre que abre um verbete, o usuário tem disponível as opções de "discussão", "editar" e "história". No primeiro, os wikipedistas debatem sobre o artigo, sugerem mudanças, criticam, elogiam, na maior camaradagem. A opção "Editar" abrirá o artigo para edição podem ser feitas correções e o autor nem sempre toma conhecimento.
Isso acaba gerando uma espécie de corrida dos autores para proteger as crias. Em "História" é possível acompanhar as datas de cada modificação no texto, o que demonstra um dinamismo único nas atualizações. Os artigos podem receber subcategorias, o que promove uma organização melhor dos textos. Para começar a escrever um artigo novo, a Wikipedia sugere que os usuários sigam os links vermelhos que aparecem nas páginas dos verbetes pesquisados. Os links vermelhos significam que nada ainda foi escrito sobre aquele assunto.
O mundo Wiki também está no dicionário Babylon. Na versão 6 não é preciso sequer abrir o programa para obter traduções e significados, agora enriquecidos com enciclopédias. Basta clicar sobre uma palavra ou expressão e o software se abre com as definições necessárias.
O programinha, de origem israelense e atualmente com 35 milhões de usuários no mundo, está muito bem entrosado com o ambiente Windows, único com que trabalha. Isto significa o seguinte: ao usar qualquer programa de tio Bill (Word, Excel, Powerpoint, Wordpad, Internet Explorer, MSN, Outlook etc), o clique personalizado funciona direitinho.



