• Carregando...
Apps deverão ser voltados a serviços públicos | Brunno Covello / Gazeta do Povo
Apps deverão ser voltados a serviços públicos| Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo

Inscrições

As vagas são limitadas a 120 pessoas, e as equipes devem ser de três a cinco integrantes, preferencialmente de cursos de graduação distintos. As inscrições devem ser feitas no site www.curitiba.pr.gov.br/hackathon

Universitários de Curitiba estão desafiados pela prefeitura municipal. Nos dias 10 e 11 de maio, a cidade promove o primeiro Hackathon Curitiba, uma competição de desenvolvimento de aplicativos com enfoque às questões da capital. O evento é o primeiro projeto da recém-criada Secretaria de Informação e Tecnologia, em parceria com o Sebrae e a Universidade Positivo.

Até o fim do ano serão realizados quatro Hackathons. O primeiro é dirigido à universitários, que terão 32 horas para desenvolver um aplicativo nas áreas de cidadania, transportes e saúde pública, a partir das listas de funcionalidades que a organização vai divulgar na largada da competição. Em agosto, a segunda edição será dirigida às startups; em outubro, aos estudantes do Ensino Médio e professores e em dezembro, aos finalistas das edições do ano.

"Queremos estimular a criação de aplicativos com o tema Curitiba, que possam atender a usuários do serviço público ou tenham viabilidade comercial, dirigidos à iniciativa privada. Mas o ponto focal é Curitiba. Dependendo do volume de apps, podemos criar uma loja especializada", explica o titular da pasta, Paulo Miranda.

Para estimular e contribuir com os competidores, a prefeitura vai abrir suas bases de dados relacionadas às áreas que serão exigidas no Hackathon. Essa divulgação faz parte da nova política de bancos de dados da administração municipal, que está sendo estudada e definida pela Secretaria, com o compromisso de recuperar a capacidade de governança do uso da tecnologia na prefeitura. "Vamos estabelecer prioridades, planos de ação e as características necessárias à contratação de serviços", diz Miranda.

Os competidores poderão ou não usar os dados disponíveis pela prefeitura na produção de seus aplicativos. No final do evento, os jurados testam e escolhem os três primeiros colocados. A equipe vencedora será incluída em um projeto de pré-incubação de empresas e ainda receber um ano de consultoria do Sebrae, para a formalização do empreendimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]